IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

10 formas de fazer renda extra sem precisar gastar nada

Júlia Mendonça

11/06/2019 04h00

A forma mais eficiente para você pagar as suas dívidas mais rápido ou investir muito mais no final do mês é conseguindo uma renda extra. Não é necessário nenhum tipo de dom extraordinário, ou gastar muito para começar a ganhar mais no final do mês.

Eu separei 10 formas de renda extra que você pode ter sem gastar nada e que vão turbinar as suas finanças. Essas atividades podem ser realizadas no período de folga do seu trabalho, em feriados e/ou finais de semana.

1 Cuidar de animais
Você pode oferecer o serviço de passeador de cachorros e hospedagem de animais em sites e aplicativos específicos. Existem várias dessas plataformas no mercado e muitas delas oferecem treinamento para quem deseja começar, como a Doghero e a Dogwalk. Enquanto os donos estão trabalhando ou viajando, você pode hospedar os bichinhos em sua própria casa.

2 Consertar computadores
Tem experiência em conserto de computadores ou de informática? Pode fazer pequenos consertos ou ensinar pessoas leigas no assunto. Comece oferecendo seu serviço para vizinhos ou colegas de trabalho e aos poucos aumente a sua clientela.

3 Aulas particulares
Existe algo que você entenda muito, como inglês, canto ou matemática? Aproveite e faça dinheiro com isso anunciando aulas particulares nas redes sociais, na sua vizinhança e também no site Superprof, plataforma dedicada a isso.

4 Trabalhos digitais
Se você sabe traduzir um texto, fazer uma planilha, organizar arquivos ou até mesmo editar um vídeo, saiba que esses trabalhos são bem requisitados e você pode anunciar em algumas plataformas na internet como Workana, Getninjas e 99freelas.

5 Lavar carros
Deixar o carro conservado e bonito é o desejo de muitos, porém a falta de tempo faz com que seja difícil a ida a um lava-jato. Você pode levar essa facilidade para os seus vizinhos e oferecer esse serviço durante o período em que eles deixam o veículo na garagem durante a noite ou final de semana

6 Cuidar de crianças
Muitos casais hoje deixam de sair ou ter um momento para relaxar, pois não têm com quem deixar os filhos. Se você gosta de criança, oferecer o serviço de cuidador de crianças é a resposta que muitas dessas famílias estão procurando. Comece oferecendo seus serviços para familiares e vizinhos. Logo seu negócio pode se expandir.

7 Trabalhar como afiliado de produtos digitais
Existem diversos produtores de cursos online que oferecem o serviço de filiação. Você vende o curso de outra pessoa e a cada venda realizada, você ganha uma comissão. Não é preciso ter contato direto com o produtor e pode vender muitos cursos diferentes ao mesmo tempo.

Há várias plataformas de hospedagem de cursos online. Basta cadastrar-se nelas, pesquisar os cursos disponíveis, pedir afiliação do produto e pronto! Você terá um link de venda somente seu e a cada pessoa que comprar a partir do seu endereço, você receberá uma comissão. Os valores dos ganhos e dos cursos estão descritos em cada produto. Uma dica para escolher o seu primeiro curso como afiliado é: escolha algo que você pagaria para fazer.

8 Motorista de aplicativo
Se sabe dirigir e tem um carro em bom estado de conservação, pode trabalhar como motorista de aplicativo durante o final de semana ou no seu período de folga. O cadastro nesses serviços é fácil. Tem que ficar atento, pois o Detran exige a comprovação de que você exerce atividade remunerada na sua CNH.

9 Vender o que está parado
Nada mais fácil para gerar dinheiro extra do que vender aquela tralha que está parada apenas ocupando espaço na sua casa. Dê uma geral e separe tudo o que você não usa há mais de um ano e venda.

10 Vender produtos em consignação
Trabalhar com consignação é uma ótima alternativa para gerar mais dinheiro sem precisar gastar com isso. Você pega o produto sem custo inicial nenhum com a empresa de consignados e uma parte do lucro do que vende fica com você e a outra parte com a empresa para pagar pelos produtos.

Sei que muitas vezes nossa rotina é bastante pesada e que exercer mais uma tarefa além do seu trabalho parece impossível, mas, se tem uma meta financeira, essa é uma das formas mais rápidas de alcançá-la.

Tem alguma ideia diferente de renda extra? Compartilha aqui embaixo.

Veja também:

Como guardar R$ 6.890 em um ano começando com R$ 5
5 atitudes que te deixam endividado
Como poupar sem passar vontade
5 dicas para você parar de gastar a toa

 

Veja 5 erros com dinheiro que te impedem de ficar rico

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.