IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Só trabalhar muito não vai deixar você rico

Júlia Mendonça

09/07/2019 04h00

O trabalho inteligente passa por três fases: ter objetivos, ter foco e criar escalabilidade. Para ir a algum lugar, é preciso saber onde quer chegar. É simples: quando você viaja sabe onde quer chegar, que estradas pegar, quantos quilômetros precisa rodar. Na vida não fazemos isso.

As pessoas pensam, no máximo, no mês que vem, imaginando como vão fazer para pagar as contas. E aí passam ano após ano na mesma, sem evoluir e se matando de trabalhar para chegar a lugar algum.

Veja também:

Bancos digitais: economize até R$ 840 em um ano e ganhe praticidade
Quer opções para uma aposentadoria tranquila, sem ser previdência privada?
5 coisas que você nunca deve fazer com seu salário
Não empreste dinheiro para o melhor amigo, o cunhado e nem mesmo a sua mãe

Ter inspirações

Um caminho que vai ajudar a atingir seus objetivos é se inspirar em alguém, ter uma pessoa para admirar. Se você quer ser presidente de uma empresa ou conseguir R$ 1 milhão em sete anos, então procure exemplos de pessoas que já passaram por isso e estude minuciosamente cada pedaço da história delas.

Veja os caminhos que seu exemplo usou para chegar onde está. Tente conversar com essa pessoa. É muito mais fácil caminhar por uma floresta onde alguém já criou uma trilha do que abrir um caminho novo. Você vai errar muito menos, vai perder muito menos energia e vai chegar muito mais rápido onde quer.

Ter foco

O segundo ponto é ter foco. Identifique o caminho que você tem que percorrer com base no seu objetivo e pare de perder tempo com outras coisas. Eu vejo muita gente que faz cursos que não têm nada a ver com aquilo que querem, ou perdem tempo em empregos que não vão levar a lugar algum.

Por exemplo, fazer um curso de francês porque talvez um dia, quem sabe, você faça um intercâmbio na França. É tempo perdido em algo que muito provavelmente não vai acontecer.

A partir de hoje só invista seu tempo naquilo que vai fazer você crescer com certeza. Tempo é o ativo mais limitado que existe –todo mundo precisa dele e pouca gente tem de sobra. E o desperdiçamos a todo o momento.

Procure se especializar em algo que poucas pessoas saibam fazer. Seja o melhor no seu ramo. Fazendo o que a maioria das pessoas faz, você vai continuar tendo o mesmo resultado que elas, ou seja, medíocre.

Escalabilidade

A terceira fase é construir uma carreira que possa ser escalável. Eu, quando trabalhava como planejadora financeira, conseguia com uma hora de trabalho atingir uma pessoa e, se quisesse atingir mais, tinha que ocupar mais horas do meu dia para isso.

Se eu quisesse atingir mil pessoas, teria que passar mais de um ano trabalhando. No meu trabalho hoje, com uma hora consigo atingir 2.000, 3.000 pessoas. Ou seja, com o mesmo esforço, eu tenho um resultado infinitamente maior.

Existem várias formas de fazer isso. A mais comum e a mais cara é contratando outras pessoas. Ter um negócio próprio pode ser o caminho para você ficar rico.

Trabalho virtual

Eu acredito muito no poder da internet. Hoje qualquer um pode criar uma carreira, pode atingir milhares de pessoas e ganhar muita grana com isso, seja vendendo produtos físicos ou produtos digitais.

O mais importante disso tudo é criar um objetivo, ter um plano para se especializar e parar de perder tempo com coisas que não vão fazer você crescer. Trabalhe com inteligência. Seu resultado vai ser melhor e seu desperdício de energia, bem menor.

Gostou das dicas? Conte aqui nos comentários ou fale comigo pelo YouTube e Instagram. Sempre trago conteúdos para você ganhar mais dinheiro e investir melhor.

Descomplique: 9 hábitos para ficar de boa com dinheiro antes dos 40

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.