IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Acordar às 5h da manhã virou modinha. Isso vai te ajudar mesmo?

Júlia Mendonça

26/08/2019 04h00

Acordar às 5 horas da manhã está na moda. Sim, por mais absurdo que isso pareça, tem muita gente acordando muito mais cedo do que precisa para ir ao trabalho, todos os dias, sem ter obrigação nenhuma para isso e dizendo que essa foi a melhor coisa que aconteceu na vida delas.

Veja também:

Estas dicas vão te ajudar a criar o hábito de poupar 

Passos para criar uma fonte de renda extra

5 erros que impedem você de guardar dinheiro

Os 5 conselhos populares que te deixam mais pobre

Uma hora dedicada a você

A rotina de acordar muito cedo surgiu de um livro do autor Robin Sharma. Ele prega que acordando mais cedo você teria uma hora do dia dedicada exclusivamente a si mesmo e que deve aproveitar esse momento para cuidar melhor do seu corpo, deixando-o num estado mais energético para começar o dia.

Por exemplo: se o trabalho começa às 7 horas, a maioria das pessoas acorda às 6 horas e chega desanimada para começar a jornada. Acordando às 5 horas, você terá dedicado uma hora para meditar, exercitar-se, e por isso teria mais energia para trabalhar.

Use para o seu benefício

Ele sugere no livro que, durante essa hora que você terá a mais, 20 minutos seriam dedicados a exercício, 20 minutos ao planejamento do dia e 20 minutos ao estudo. Não é necessário seguir isso à risca e, se você quiser tirar esse tempo para meditar ou só fazer exercícios, não há problema nenhum –o que importa é usar essa hora com algo que lhe traga algum benefício.

Existem vários estudos que comprovam que vale a pena acordar cedo, que os benefícios são reais, tanto para a produtividade quanto para a saúde, e há muitos relatos de pessoas que colocaram isso na rotina e não se arrependeram.

O importante é a rotina

O que muitos não percebem é que, apesar de existir benefício nesse hábito, o que realmente faz diferença, independentemente de você acordar às 5 horas ou às 10 horas, é ter uma rotina.

São poucos os que têm uma rotina definida no dia. Acordam meia hora antes do trabalho, chegam lá mal-humorados e isso se arrasta durante o dia. Chegam em casa à noite com várias pendências e cansados.

Se você começar a criar um planejamento, uma rotina, e segui-la à risca, vai ver que seu dia renderá muito mais. Acordar às 5 horas ajuda? Ajuda, mas não é obrigatório. Não existe mágica nenhuma nesse horário. Você pode acordar 30 minutos antes do usual e pode ser mais produtivo nessa hora também.

Não viva de aparência

O que não vai adiantar de jeito nenhum é você entrar nessa de 5 horas da manhã só para postar frases de inspiração no Instagram e continuar a fazer tudo o que você fazia de errado na vida. Esse hábito tem que vir com dedicação, tem que vir com estudo, planejamento. Senão, você está perdendo tempo, só para passar o resto do dia com sono.

Viver de aparência nos seus hábitos assim como você vive com seu dinheiro só vai atrasar sua vida.

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.