IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

5 maneiras de ganhar dinheiro com a internet

Júlia Mendonça

09/10/2019 04h00

Assistir a filmes, relaxar, saber das últimas novidades e até mesmo ler fofocas… A internet serve para isso e mais um pouco. É nossa aliada quando queremos esvaziar a cabeça.

O que poucos sabem ou fazem é utilizá-la para ganhar dinheiro, seja em forma de fonte principal, seja como renda extra. No artigo de hoje vou listar cinco maneiras de ganhar dinheiro utilizando a internet.

Crie cursos

Se você é bom em alguma coisa, por que não ensinar isso a outras pessoas? Sabe cozinhar bem e faz bolos deliciosos? Crie um curso sobre isso ensinando confeitaria básica. Domina tudo sobre carros? Com certeza muitas pessoas têm esse mesmo interesse que o seu. Tudo o que precisa para elaborar um curso é de um celular com uma câmera boa e um tripé.

Estudando os fundamentos do marketing digital que estão disponíveis gratuitamente na internet, você consegue estruturar sua primeira venda.

Seja afiliado

Percebeu que estar na frente das câmeras não é o seu negócio? Então vender cursos, palestras e eventos para outras pessoas pode ser. Você não precisa participar do processo de criação –basta participar das vendas do produto, fazendo a divulgação e negociando.

Existem plataformas de cursos online nas quais é possível ver os cursos que mais têm a ver com você. Então, você pede afiliação e já pode sair por aí vendendo. Vale divulgar para a família, no Facebook e em grupos de WhatsApp. Os cursos costumam pagar 20% para os afiliados. Ou seja, se conseguir vender um curso de R$ 1.000 por mês, seus ganhos já aumentam em R$ 200 mensalmente.

Responda a pesquisas

Existem sites que pagam para você responder a algumas perguntas relacionadas a produtos e propagandas. O valor recebido varia de alguns centavos a até mesmo algumas dezenas de reais. Cada site apresenta uma política diferente de saque e de remuneração. Por isso é importante sondar esses detalhes antes de começar esse trabalho.

Venda produtos

Em sites como OLX e Mercado Livre, é possível vender produtos de forma fácil, atingindo um público enorme. Inicialmente você pode começar vendendo objetos e materiais que estejam parados na sua casa e, conforme vai ganhando experiência, pode até mesmo se profissionalizar nessa tarefa.

Seja secretário a distância

Você pode ajudar outros empreendedores a organizar a agenda, planejar compromissos e responder a emails com o serviço de secretariado remoto. É uma profissão que tem crescido bastante no Brasil, pode ser feita em casa e permite que você atenda a mais de um cliente ao mesmo tempo se puder.

Para conseguir os primeiros clientes, vale a pena procurar por perfis empreendedores no Instagram e Facebook –normalmente essas pessoas querem terceirizar tarefas administrativas, mas desconhecem quem pode ajudá-las com isso.

Não existe hoje forma mais prática e fácil de gerar renda extra do que a internet. Com as ideias apresentadas, você pode começar hoje mesmo a complementar seu salário e ganhar mais dinheiro. Tem alguma dica para compartilhar? Comente aqui abaixo.

Veja também:

O que muda na sua vida com a Taxa Selic baixa? 

Dicas para acabar com desperdício e economizar no gás de cozinha

4 formas de conseguir dinheiro rapidamente

Vale a pena manter um plano de saúde? Saiba o que levar em conta na decisão 

Descomplique: História do Steve Jobs nos ensina como tratar bem o dinheiro

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.