IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Passo a passo para fazer um detox nas suas finanças

Júlia Mendonça

22/10/2019 04h00

Se hoje suas contas estão bagunçadas, você não tem nem ideia de quanto gasta no mês nem quais são as suas dívidas, e vê que a cada dia que passa a situação só piora, está na hora de fazer um detox financeiro.

A intenção deste programa é dar um reset nas suas finanças e fazer com que você consiga organizar suas contas e comece a economizar. São quatro passos práticos para transformar sua vida financeira.

Veja também:

Como manter hábitos saudáveis economizando

Estas 5 mudanças simples do seu dia a dia farão você parar de gastar à toa

Apartamento na planta, roupas, omelete: 5 coisas que não compro mais 

5 maneiras de ganhar dinheiro com a internet

Primeiro passo: planejamento financeiro

Neste momento você precisa colocar todas as contas, os gastos e dívidas no papel. É necessário que nenhum gasto fique de fora, principalmente aqueles que temos no dia a dia, como alimentação e transporte. É possível usar planilhas de computador ou aplicativos específicos para fazer isso.

Diminua seus gastos dos seus ganhos e, assim, você consegue enxergar como está sua saúde financeira no momento. Não esqueça também de planejar quais serão suas despesas no futuro, como impostos (IPVA e IPTU) e matrícula de escola.

Segundo passo: substitua, corte ou renegocie

Seja crítico em relação a todos os seus gastos. Você precisa manter o serviço ou o produto no seu orçamento? Existe a possibilidade de diminuição ou renegociação do valor pago? Qual é a alternativa para substituir essa despesa?

É preciso deixar a emoção de lado nesse momento e agir com racionalidade. Se você paga por um serviço e não o utiliza por mais de três meses, está na hora de cortar esse gasto. Deixe de lado os custos muito altos que pesam no seu orçamento, mas pouco melhoram sua qualidade de vida.

Terceiro passo: pague ou poupe

Se depois dessas duas etapas você perceber que ainda tem dívidas ou que seus custos continuam maiores do que seu salário, é hora de criar um plano para sair do buraco. Isso inclui diminuir ainda mais seus custos ou fazer alguns sacrifícios. É fundamental que faça isso o quanto antes, pois com o passar do tempo sua situação só vai piorar.

Caso suas finanças estejam controladas e você percebeu que está sobrando dinheiro no seu orçamento, é hora de criar metas para longo prazo. Comece poupando para criar uma reserva de emergência e depois disso pode pensar na sua aposentadoria ou em economizar para algum sonho que tenha, como trocar de casa ou carro.

Quarto passo: arrume formas de ganhar mais

Arrumar as finanças não quer dizer somente pagar as contas ou dívidas, mas também pensar em formas de aumentar sua renda. Você pode fazer isso criando formas de renda extra ou se especializando em seu trabalho para ganhar mais.

Mesmo que esse aumento não aconteça de forma imediata, é importante que você tenha um plano para que sua renda cresça no futuro. Só assim conseguirá manter o entusiasmo para realizar sonhos cada vez maiores. Como você mantém suas contas em dia? Comenta aqui abaixo.

Descomplique: Passo a passo para limpar o seu nome sujo

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.