IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

5 dicas práticas para não acabar o mês no vermelho

Júlia Mendonça

24/10/2019 04h00

Se para você está cada vez mais difícil escapar do cheque especial no final do mês, é preciso fazer urgentemente algumas mudanças na sua vida. Separei 5 dicas práticas para que sua conta não negative nunca mais. Bora descomplicar!

Planejamento financeiro

Sempre falo de planejamento financeiro aqui no Descomplique e tem um motivo para isso. É impossível fazer qualquer mudança positiva nas suas finanças sem começar por ele. É como estar doente e se recusar a ir ao médico.

Anote todos os gastos e diminua-os de seus ganhos. Só assim você conseguirá saber onde está o buraco das suas finanças e por onde começar a consertá-lo.

Verifique seu extrato regularmente

Olhar a fatura do seu cartão de crédito e da sua conta corrente é importantíssimo para saber se você está extrapolando seu limite de gastos. É muito fácil gastar mais do que o devido e perceber somente no final do mês, quando a conta já está no vermelho.

Tenha a rotina de pelo menos uma vez na semana verificar como está sua situação financeira. Uma boa dica é ter ativado no seu celular os avisos e notificações do seu banco para cada vez que usar o cartão de débito ou crédito. É muito mais fácil você saber quanto ainda tem de crédito quando enxerga seus gastos saindo da conta.

Separe dinheiro em espécie para a semana

Durante a semana você já sabe alguns gastos que terá, como: estacionamento, combustível, mercado, alimentação etc. Saber quanto gastará com cada um desses itens irá facilitar muito a sua vida.

É interessante que toda semana você saque esse valor e ande apenas com ele na carteira. Para não correr risco de perder ou de ser assaltado e ficar sem a grana, leve consigo apenas o valor que utilizará naquele dia.

Evite tirar o dinheiro no final de semana. Se você estiver em casa sabendo que tem dinheiro ali na sua gaveta dando bobeira, é muito provável que o gastará com qualquer outra coisa que não estava planejada.

Uma técnica bastante efetiva para planejar seu dinheiro dessa forma é o método dos envelopes. Através deles você separa sua grana em diferentes categorias (transporte, alimentação, contas…) e guarda o valor necessário para pagar essas despesas dentro de envelopes.

Defina prioridades

Saiba o que acontecerá durante sua semana –quais compromissos principais terá, onde precisará ir ou gastos extras que poderão ocorrer. Isso pode livrá-lo de passar uma boa dor de cabeça.

Tendo conhecimento da sua agenda, é possível colocar prioridades no que deve ser feito e até mesmo escolhas do que você poderá delegar a outra pessoa.

Muitas vezes, por falta de organização pessoal, acreditamos que tudo é urgente e acabamos gastando muito tempo e dinheiro com coisas que não seriam necessárias naquele momento. Programar-se com antecedência é um jeito muito saudável de ajudar a fechar o mês no verde.

Evite compras pequenas

Tenha uma programação de todas as refeições e compromissos que terá durante a semana e no mês. Dessa forma você evita ir ao mercado a todo o momento. Cada ida sempre gera compras por impulso e aumenta sua conta sem necessidade. Por isso o recomendável é fazer grandes compras de uma só vez.

O seu orçamento tem ficado no vermelho ou você tem dicas que ajudam a controlar as contas do mês? Não seja tímido, comente aqui embaixo e ajude outras pessoas a melhorarem as finanças também.

Veja também:

Passo a passo para fazer um detox nas suas finanças 

Como manter hábitos saudáveis economizando

Estas 5 mudanças simples do seu dia a dia farão você parar de gastar à toa

Conheça os investimentos mais seguros do Brasil

 

Como fazer o melhor tipo de empréstimo para sair do vermelho – Descomplique

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.