IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Estes sites buscam bolsas com até 70% de desconto para você fazer faculdade

Júlia Mendonça

31/10/2019 04h00

Se um dia você me pedisse para indicar um único investimento que trouxesse o máximo de retorno possível, que fizesse multiplicar seu dinheiro várias vezes e que causasse o máximo de impacto na sua vida, eu teria a resposta na ponta da língua: educação. Nada vai transformar mais a sua vida e as suas finanças do que uma boa graduação.

Hoje está muito mais fácil financeiramente ingressar numa faculdade do que alguns anos atrás, mas sabemos que o dinheiro pode ser um grande empecilho para muitas pessoas cursarem o ensino superior. As mensalidades são caras e muitas vezes não cabem no orçamento, o que acaba afastando este sonho de diversas pessoas.

Veja também:

O que é score e como aumentar o seu para ter mais crédito

5 dicas práticas para não acabar o mês no vermelho

Passo a passo para fazer um detox nas suas finanças 

Como manter hábitos saudáveis economizando

Fies e Prouni 

A boa notícia é que frequentemente surgem opções de programas com a intenção de facilitar o acesso das pessoas às faculdades, começando pelas próprias bolsas de estudo que oferecem – o Prouni e o Fies.

Esses programas são voltados para pessoas de baixa renda e/ou alunos com boas notas durante o ensino médio. São diversas as regras para que o candidato seja aceito nesses programas. No Fies, o aluno recebe auxílio do governo federal para pagar as mensalidades do curso e, depois de formado, paga o valor financiado de volta à União.

O Prouni é um programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais para candidatos com renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa e para bolsas parciais, com 50% de desconto, a renda bruta familiar mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. O estudante não pode já ter um diploma de nível superior e é necessário comprovar estudos em rede pública ou como bolsista em escolas privadas. 

Porém, não são todas as pessoas que têm acesso a esses programas. Sabendo dessa dificuldade, diversas empresas estão preenchendo essa lacuna oferecendo acesso ao ensino superior de forma mais barata e universal, com promessa de desconto de até 70%.

Veja a seguir algumas dessas ferramentas:

Quero Bolsa

O site Quero Bolsa faz parceria com as faculdades. A empresa se encarrega de conversar com as faculdades e mapear quantas vagas estão sobrando e para quais cursos. Para que a faculdade não fique com essa vaga em aberto, o Quero Bolsa pede desconto na mensalidade para a faculdade, e você tem acesso a essa redução de valor. As mensalidades podem ficar até 70% mais baratas.

Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil tem mais de 25 mil instituições parceiras e bolsas com até 70% de desconto na mensalidade. Os cursos disponíveis são de graduação, pós-graduação, educação básica, cursos técnicos, cursos livres, idiomas, preparatório para concursos, pré-vestibular e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Mais Bolsas

O site Mais Bolsas oferece 50% de desconto para cursos de graduação e pós-graduação. Para outros cursos, os descontos são de até 70%. Além disso o Mais Bolsas possui cursos pré-vestibular e pré-Enem com redução do valor.

Então, se você quer começar uma graduação ou pós-graduação, acesse estes sites e economize desde já.

Como trabalhar menos e viajar mais sem se endividar

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.