IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Sem grana para pagar pela faxina? 5 dicas para manter casa arrumada e limpa

Júlia Mendonça

07/11/2019 04h00

Com os custos de vida cada vez mais altos, contratar uma empregada doméstica ou diarista tornou-se inviável para a maioria das pessoas. Isso não significa que a sua casa precisa ficar bagunçada. Com hábitos simples e ajuda de todos os membros da família, é possível manter o lar limpo, com pouco trabalho diariamente.

Separei cinco dicas da internet para as pessoas que não têm ajuda na hora da limpeza da casa e compartilho-as aqui no Descomplique!

1. Arrume a cama

Comece o dia executando. Os poucos minutos perdidos na arrumação da cama trarão um benefício enorme para você, a começar pela sensação de dever cumprido, que vai impulsioná-lo ao longo do dia. Além disso, essa atitude estimula a criação de hábitos de limpeza, que vão se estender a outros momentos da sua vida.

2. Evite o acúmulo

Todo final de semana é a mesma promessa, de limpar a casa e fazer uma enorme faxina. Infelizmente, isso não sai dos planos e a bagunça continua lá, do mesmo jeito. Isso ocorre porque, quando deixamos tudo para fazer junto, de uma vez só, o volume de coisas para fazer é enorme. Não existe canto da casa que não tenha algo para ser colocado no lugar, para lavar ou jogar fora.

Quando enxergamos tudo o que precisa ser feito, o desestímulo é grande e qualquer coisa serve de desculpa para deixar para lá a organização. Porém, se for feito pouco, mas todos os dias, não ocorre acúmulo, e é muito mais fácil colocar as coisas em ordem.

Escolha um cantinho por vez para ser arrumado. Arrume em um dia a mesa da sala e as roupas para dobrar, em outro guarde os sapatos e arrume os armários da cozinha. Dessa maneira, não gera acúmulos, e o seu lar sempre estará arrumado.

3. Cozinhe e limpe

Enquanto a água ferve, o forno esquenta, a panela de pressão cozinha, é hora de limpar tudo o que bagunçou. São poucos minutos que você perde nessa tarefa, mas que vão evitar o acúmulo de louça suja.

Além de cozinhar e limpar, estimule o hábito de lavar a louça sempre após as refeições. Se cada um for responsável por lavar o próprio prato depois de sujar, dificilmente você verá aquela montanha de pratos e panelas na pia esperando todo final do dia.

4. Todos ajudam

Não tem essa de que arrumar a casa é coisa de uma pessoa só. Se você divide a casa com outra pessoa, ela é tão responsável pela organização quanto foi na hora de fazer a bagunça.

Dividir tarefas é a lei para manter a ordem e a harmonia. Enquanto um lava a louça, o outro pode colocar as roupas para lavar.

O segredo para isso ser eficaz é saber dividir de maneira que cada um se sinta confortável com o que deve fazer. Eu, por exemplo, não sei cozinhar muito bem. Então, se ficasse com essa tarefa, provavelmente iria fazer muito mal feito, e logo já estaria arrumando desculpas para não fazer mais.

5. Organização sempre

Vale a pena investir em produtos organizadores, como nichos, colmeias e araras. Além de enfeitar sua casa, eles evitam que objetos de funções diferentes se misturem e aumentem a bagunça. Também é muito mais fácil visualizar o objeto quando ele está em um local designado.

Crie o hábito de, assim que chegar em casa, já colocar tudo no seu devido lugar. Se algo ficar em um local diferente, não tem problema, pois a bagunça será muito menor do que com tudo espalhado pela casa.

E você, tem algum hábito que faz economizar tempo e dinheiro na hora da organização da casa?

Leia também:

Descomplique: Investir em franquia é um bom negócio?

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.