IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

4 gastos que ninguém deveria cortar porque nos fazem bem e felizes

Júlia Mendonça

28/11/2019 04h00

Quando pensamos em economizar dinheiro, a primeira coisa que passa em nossa cabeça são os cortes. Corta o cafezinho, corta o lazer e corta as saidinhas. Realmente, seguindo esses passos você conseguirá economizar dinheiro, porém sua vida perderá a graça. Logo você vai desanimar e voltará a gastar com tudo aquilo que tentou tirar do seu orçamento.

O segredo para conseguir ter uma vida equilibrada não está em privar-se de coisas, mas, sim, saber o que tem valor para você e que vale a pena manter no seu dia a dia. Hoje separei 4 itens em que gasto dinheiro, mas não abro mão. Então, bora descomplicar!

Veja também:

Economize fazendo seus próprios produtos de limpeza em casa

13º salário: pague dívidas, divirta-se e fuja de viagens e presentes caros

Pare agora de repetir estas 4 frases e você vai diminuir seus gastos

Corretora recomendou investimento, posso confiar? 3 dicas antes de decidir

Academia

Sempre que tenho um tempo disponível, vou correndo para a academia, pois para mim essa é uma ótima fonte para desestressar do dia a dia. Optei por uma academia perto da minha casa e bem completa, daquelas que oferecem desde aulas de spinning, natação, até aulas de alongamento.

Gosto da variação das atividades e, dependendo de como foi o dia, posso escolher entre algo mais agitado ou só andar na esteira. Esse é um gasto que faz todo sentido tanto para o meu presente, quanto pensando no meu futuro, afinal todos sabem da importância de cuidar da saúde.

Procure uma academia perto da sua casa. Separe todas as atividades que considera atraentes e já anote em sua agenda diária. Assim você cria um compromisso consigo mesmo.

Plano de saúde

Já ouvi muitas pessoas afirmarem não se preocupar com isso agora, afinal não estão doentes. Esse é o problema. Se deixar para pensar num plano de saúde na hora em que realmente precisar dele, vai acabar tendo mais um problema para resolver. Sua saúde merece total atenção.

Atualmente existem diversos tipos de planos, desde aqueles que dão um desconto na hora de pagar pela consulta particular, até mesmo outros que têm helicópteros incluídos no plano. Converse com um consultor, exponha o que espera de um plano e tenho certeza de que encontrará um que se adeque perfeitamente ao seu bolso.

Jantar em restaurantes

Eu não sei cozinhar e não tenho problema nenhum em assumir isso. Já fiz dezenas de cursos, peguei diversas receitas da internet, mas parece que realmente esse dom não me foi dado. Acabei aprendendo a fazer poucos pratos, mas que são o suficiente para garantir minha sobrevivência como cozinheira.

Uma vez por semana eu gosto de jantar fora. Não precisa ser uma data especial nem um lugar caro e sofisticado. Só o fato de sair de casa, não precisar pilotar o fogão, lavar louça e comer algo diferente, isso já me deixa bastante animada. Se preferir gastar mais, não tem problema – pode optar por sair uma ou duas vezes no mês. O importante é ter um tempo para você e experimentar coisas diferentes de sua rotina.

Serviço de streaming

Televisão a cabo, CDs e MP3 hoje foram substituídos por aplicativos de celular que possuem uma gama enorme de opções por um preço bastante acessível. Com R$ 50 ou até menos, você consegue pagar por todos estes serviços e garanto que não conseguirá dar conta de ver ou ouvir tudo o que eles têm disponível.

Além do valor, outra vantagem é que você pode assistir e escutar seus programas preferidos em qualquer lugar e a qualquer hora. Existem ainda as opções de pacotes família, o que acaba deixando estes serviços mais baratos ainda. Basta você dividir com seus familiares o valor e o acesso, e a diversão está garantida igualmente para todos.

Descomplique: Método para guardar até R$ 10 mil em um ano

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.