IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Passei dos 40 anos! Será que é muito tarde para começar a poupar?

Júlia Mendonça

16/12/2019 04h00

Quando vemos notícias falando sobre investimentos, geralmente o período sugerido para começar a economizar e investir é por volta dos 30 anos. Os exemplos costumam ser "se você começar hoje, quando for aposentar-se terá x mil reais para aproveitar sua vida".

Nada de errado com isso. Na verdade isso está correto. Quanto mais cedo começar, melhor será. Mas o que fazer quando você já passou dos 40 anos de idade? Será que já é tarde demais para começar seu pé de meia? O post de hoje é para descomplicar esse assunto.

Veja também:

Seu voo atrasou ou foi cancelado? Saiba quais são seus direitos

3 táticas para sair das dívidas mais rápido, pagando menos juros

Pare de enrolar! Táticas para se tornar mais produtivo imediatamente

Aprender a fazer esta conta vai mudar sua visão de compras por impulso

Idade média

A expectativa de vida dos brasileiros atualmente é de 72,8 anos para os homens e de 79,9 anos para as mulheres, segundo o IBGE. Claro, isso é apenas uma média e muitas pessoas que você conhece ou você próprio podem passar e muito dessa idade. É comum hoje vermos idosos passando dos 90 anos muito bem de saúde e a tendência é que, com o avanço da tecnologia e da medicina, isso ocorra com cada vez mais frequência.

Na hora de pensar na quantidade de anos que você terá na sua aposentadoria, o ideal é que sempre faça uma estimativa alta. No planejamento financeiro, utilizamos a idade de 100 anos como base de cálculos. Parece exagero, eu sei, mas é melhor sobrar e você poder ter uma vida com todo conforto que merece do que ter uma história como a do Jorginho Guinle.

Se esse nome não traz lembranças aos seus ouvidos, ele foi o filho do dono do Hotel Copacabana/Belmond no Rio de Janeiro, um dos mais luxuosos do Brasil. Era considerado playboy, só tinha do bom e do melhor e esbanjava cifras bilionárias em sua conta. Por erros de cálculo na quantia que poderia gastar, acabou morrendo sem um centavo sequer em seu bolso, tendo que morar de favor na casa de amigos e antigos funcionários.

Melhor que sobre

Por isso, repito, melhor que sobre dinheiro, e assim você terá uma vida com mais regalias, do que acabe o dinheiro antes. Portanto, para meu exemplo aqui, usarei a idade de 100 como estimativa. Se hoje você tem 40 anos, ainda terá mais 60 anos pela frente para aproveitar sua vida, ou seja, tem mais de meio século pela frente!

A premissa de economizar por 30 anos, então, aplica-se a você também – afinal, em 3 décadas estará com 70 anos. Considerando também que com 40 anos você já tem um emprego mais consolidado e está recebendo seu melhor salário, partimos do pressuposto que sua capacidade de poupança será maior também, visto que você aprendeu a fazer seu planejamento financeiro e cuidar do seu dinheiro.

Vá no seu tempo

Tudo é gradual e uma caminhada lenta, sem pressa, rumo à sua independência financeira. Quando pensar que já está com 40 ou 50 anos de idade e acreditar que isso é sinônimo de estar velho demais para começar a investir ou cuidar das suas finanças, lembre-se que você tem ainda 50 anos pela frente para viver, e a escolha de como irá passá-los está totalmente em suas mãos. Depende somente de você conscientizar-se de que ainda tem muito tempo pela frente.

No mundo das finanças e investimentos, nunca é tarde demais para começar, aprimorar ou melhorar o que você já tem. A ideia é que o dinheiro não seja uma preocupação a mais que terá que enfrentar, mas sim um grande aliado seu.

Descomplique: Método para guardar até R$ 10 mil em um ano

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.