IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Conheça investimentos que podem valorizar e ainda pagar um “salário” mensal

Júlia Mendonça

05/02/2020 04h00

Investir é muito bom! Traz segurança para sua grana, multiplica seu dinheiro sem nenhum esforço e tem outra função que poucas pessoas conhecem: gera renda passiva. Isto significa que é possível receber um salário vindo dos seus investimentos.

Não são todos os ativos que têm essa característica, por isso separei os 3 investimentos mais acessíveis que geram renda passiva.

Veja também:

Apps "baratinhos" de celular que fazem um rombo no orçamento e você não vê

Obrigar-se a fazer uma dívida para poupar dinheiro faz sentido?

Compre um imóvel por menos de R$ 100! Fundos imobiliários estão na moda 

Eu pago todas as contas da casa! Está certo isso? 

Fundos de investimento imobiliário

Os fundos de investimento imobiliário (vamos chamá-los de FII) estão entre os meus investimentos preferidos para quem quer renda mensal. São muito fáceis de entender e também de investir.

Investir em um FII é praticamente a mesma coisa que investir num imóvel: você compra um pedaço de um imóvel ou de vários imóveis, que chamamos de cota de investimento, e esses imóveis vão lhe pagar um aluguel mensal.

As negociações de cotas são feitas através da bolsa de valores. A vantagem dos FIIs é a diversificação deles – alguns chegam a ter mais de 20 imóveis no portfólio. O valor que você receberá cada mês vai depender de cada fundo e pode chegar a até 0,6% no mês e você não paga imposto sobre esse rendimento.

É possível fazer o primeiro investimento em FIIs com menos de R$ 100 e você começa a receber seus rendimentos logo no primeiro mês. Outra vantagem dos FIIs é que, além do aluguel que você recebe, a cota também pode se valorizar – a cotação dela pode aumentar. Ou seja, nesse caso você ganha duas vezes: com os rendimentos mensais e com a cotação aumentando.

Por se tratar de um investimento de renda variável é preciso cautela e estudo antes de começar a investir, pois é possível perder dinheiro com esse ativo.

Ações

Se nos FIIs você investe seu dinheiro em imóveis, nas ações você coloca seu dinheiro numa empresa e vira sócio dessa empresa. Se ela for boa vai gerar lucro e esse lucro será dividido entre todos os sócios da empresa, incluindo você!

Esse lucro que você recebe é chamado de dividendo e ele cai na conta da sua corretora sem você precisar fazer nada. A empresa da qual você é sócio que escolhe como vai distribuir esse lucro. Pode ser mensal, a cada 3 meses, uma vez por ano – não existe uma regra para isso.

Existem 3 empresas que pagam dividendos mensalmente na bolsa: o banco Itaú, o banco Bradesco e o banco Banestes. Cada empresa escolhe o quanto de dividendo vai pagar para os acionistas – há empresas que pagam menos, outras mais, e algumas chegam a pagar até 10% do valor da cotação no dividendo.

Do mesmo jeito que nos FIIs, nas ações você ganha no dividendo e também na valorização da ação. Tome o cuidado de não escolher a empresa para investir só porque ela paga muitos dividendos.

Esse é um dos vários pontos que você tem que analisar antes de escolher uma ação. Estude quais são os riscos e como diminuí-los na hora de escolher a ação para investir. É possível perder dinheiro investindo em ações.

Tesouro direto

Pouca gente sabe, mas o Tesouro Direto oferece 2 títulos que geram renda a cada 6 meses: o Tesouro IPCA com cupom e o Prefixado com cupom. Funciona assim: quando você compra seu título vai saber a taxa dele – por exemplo, no Tesouro IPCA com cupom será IPCA + 6 ou 10% ao ano no prefixado com cupom.

A cada 6 meses você receberá na sua conta da sua corretora o valor do rendimento do seu dinheiro nesses 6 meses. Todos esses cupons têm desconto de imposto de renda, assim como é feito no Tesouro Direto sem cupons.

Esses dois investimentos não são bons para quem está guardando dinheiro para a aposentadoria, por exemplo, pois o imposto pago a cada 6 meses no cupom afeta sua rentabilidade no longo prazo.

É importante que você sempre escolha o investimento de acordo com o objetivo que tem para o seu dinheiro, pois assim vai garantir a melhor rentabilidade para sua grana. Na fase de acúmulo de patrimônio é muito importante que você reinvista esses dividendos – assim vai potencializar o efeito dos juros compostos na sua carteira.

Descomplique: Passo a passo para limpar o seu nome sujo

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.