IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

3 mentiras sobre dinheiro que atrapalham sua riqueza

Júlia Mendonça

17/02/2020 04h00

Dinheiro é um assunto tabu na sociedade. Falamos pouco sobre finanças, quase nunca criamos planos para nossa grana e isso estimula alguns mitos e mentiras sobre o assunto. Muitos desses enganos podem atrapalhar demais sua vida financeira e até impedir seu avanço em relação à riqueza. Separei as mentiras mais comuns e as descompliquei neste post.

Veja também

Briga com o marido ou a mulher por causa de dinheiro? Saiba resolver isso

Pague menos no seu empréstimo ou financiamento do imóvel com esta regra 

Estas 4 atitudes com seu salário ajudarão a sobrar dinheiro para você

Pare agora de repetir estas 4 frases e você vai diminuir seus gastos

Só aproveita a vida quem gasta
Essa é a desculpa número 1 para as pessoas que têm dívidas continuarem nessa situação. Eu me pergunto, toda a vez que escuto isso: será que viver a vida fazendo empréstimos, recebendo ligações do banco a todo o momento é mesmo aproveitar a vida?

Passei muitos anos da minha vida pensando dessa forma, gastando todo o dinheiro que eu pusesse na mão. Realmente, nos momentos em que eu gastava, a vida parecia maravilhosa, mas logo em seguida eu voltava à realidade e tinha de me preocupar com o cheque especial, com os empréstimos e com os credores me ligando.

Hoje que tenho a vida financeira organizada, percebo que consigo fazer muito mais com o dinheiro que tenho guardado. Um tempo pequeno que passei cuidando das minhas finanças trouxe uma tranquilidade incrível para minha vida.

Cartão de crédito é vilão
Apesar de ser extremamente prejudicial para as pessoas que não têm controle financeiro, a verdade é que o cartão pode ajudar muito se for usado de forma correta e planejada.

O parcelamento e a possibilidade de pagar os gastos só no próximo mês devem e podem ser usados quando o planejamento financeiro está bem feito. Neste caso, a possibilidade de se endividar é pequena.

Quando o crédito é usado para fazer compras caras e por impulso, as dívidas são as consequências mais óbvias. Para as pessoas que já tiveram problemas com o cartão, o melhor é se afastar de uma vez. Só depois de arrumar a vida financeira vale a pena repensar o uso dele.

Você não pode falar de dinheiro se existe tanta pobreza no mundo
Essa é uma das principais críticas que recebo aqui no Descomplique. É claro que existem milhares de pessoas com dificuldades financeiras, mas nem por isso devemos evitar o assunto.

Uma das causas de pobreza é a falta de planejamento. É claro que nem todas as pessoas podem se beneficiar de dicas de finanças e investimentos, mas evitar o assunto não vai fazer o problema desaparecer.

O tema dinheiro deve ser conversado sempre e faz parte do crescimento econômico do país. Até pouco tempo atrás, a educação financeira era restrita a poucos livros de difícil acesso. Hoje, graças à internet, todos conseguem aprender o básico sobre dinheiro em poucos minutos.

Fale sobre finanças sempre. Só assim você vai estimular as pessoas ao seu redor a cuidar melhor do dinheiro e ter uma vida mais próspera.

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.