IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Corte tudo, menos o lazer! Esse é o segredo para economizar

Júlia Mendonça

16/03/2020 04h00

Quando a conta chega no vermelho, os gastos apertam e o salário não é suficiente para passar o mês, um dos primeiros cortes que fazemos é no nosso lazer. Chega de cinema, barzinho, restaurante e festas. A prioridade agora é economizar. Se você, em algum momento, já tentou cuidar das suas finanças, sabe que esse é um comportamento comum.

Apesar de parecer bastante óbvio e eficaz no primeiro momento, eliminar o lazer da sua vida pode ser a pior coisa que pode fazer para sua vida e o pior, não vai ajudar em nada para economizar. Quer guardar dinheiro de verdade, para o longo prazo e com pouco sacrifício? Não corte seu lazer!

Veja também:

Redes sociais podem gerar renda extra. Saiba como começar 

Vontade de entrar na Bolsa no meio do turbilhão? Veja opções

O que fazer com os seus investimentos quando eles passam a desabar?

Pare de pagar para os outros fazerem coisas simples que você pode resolver

 

Esquecem o planejamento

É fato que, quando pensa em poupar, a maioria das pessoas deixa o planejamento financeiro de lado, muito provavelmente porque acha complicado ou porque desconhece como fazer. É aí que mora o problema, pois a maior parte do nosso salário vai para manter nosso padrão de vida, os gastos fixos. Nessa categoria, temos as despesas com dívidas, financiamentos, água, luz, telefone, energia entre outros.

Porém, no nosso dia a dia enxergamos principalmente as despesas com lazer, já que essas são mais palpáveis e parece que pesam mais no bolso. Essa prática é pouco efetiva por diversos motivos. O primeiro é que é bastante sacrificante você deixar de fazer aquilo de que mais gosta.

Em pouquíssimo tempo, isso acaba com qualquer vontade de poupar. Ninguém aguenta muito tempo sem distrações e logo você irá abandonar o plano de guardar dinheiro. Além disso, é muito complicado seguir com a ideia de ficar sem sair de casa ou gastar com diversão quando os amigos ou a família desejam fazer algum programa diferente.

Outras maneiras

O dinheiro economizado cortando essas despesas não é grande no final do mês e você deve manter a disciplina pelos próximos meses para isso ser efetivo. Existem formas mais práticas e duradouras para economizar dinheiro.

Para conseguir isso é muito importante fazer um planejamento financeiro bem detalhado. Inclua todos os seus gastos e ganhos e analise quais despesas são essenciais para manter seu padrão de vida. Pergunte a si mesmo: "quais gastos acredito que são necessários no meu mês?" e descarte aqueles que não são.

Despesas do dia a dia

Tente diminuir o custo das despesas que não quer cortar. Essa tática vale principalmente para as despesas como TV a cabo, telefonia, mercado, eletricidade, entre outros gastos fixos. Dificilmente você sentirá no seu dia a dia o impacto dessas mudanças, diferente do que ocorre com o lazer.

Só depois de fazer esses ajustes, diminua os gastos com diversão. É claro que se o motivo principal do rombo no seu orçamento for o lazer, aí é necessário um corte maior nessa área. Fazendo isso, você conseguirá levar seu plano por mais tempo e terá mais dinheiro no final do mês.

 

Os segredos do sucesso financeiro da Anitta Descomplique

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.