IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Veja cursos gratuitos para você fazer na quarentena

Júlia Mendonça

24/03/2020 04h00

Com a quarentena forçada por causa do coronavírus, a falta de tempo deixou de ser desculpa para aprender mais. Apesar de todo o cenário ruim, tanto na saúde quanto na economia, muitas iniciativas legais estão surgindo.

Centenas de plataformas liberaram cursos gratuitos para quem deseja crescer profissionalmente, mesmo sem sair de casa, ou aprender uma nova habilidade. Separei alguns dos principais sites que estão disponibilizando educação gratuita e trouxe neste post.

Veja também:

Com juros reduzidos de novo, vale a pena ainda manter dinheiro na poupança? 

Como proteger e cuidar melhor do seu dinheiro na crise do coronavírus

Investimentos à prova de crise: como diminuir as perdas com coronavírus

Corte tudo, menos o lazer! Esse é o segredo para economizar

Profissionalizantes

A Fundação Getulio Vargas (FGV) disponibiliza dezenas de cursos gratuitos. Alguns deles geram certificado e têm carga horária bastante diversa, chegando a até 30 horas de curso.

A Escola Virtual da Fundação Bradesco presenta gratuitamente cursos nas mais variadas áreas de conhecimento: informática, administração, contabilidade, pedagogia entre outras.

A Microsoft tem aulas voltadas para programadores e profissionais de informática. Alguns cursos são bastante completos, com mais de 9 horas de carga horária.

No site Learncafe você encontra cursos que vão desde jardinagem, arquitetura e engenharia, até culinária e outros. Vale a pena procurar uma área do seu interesse.

Desenho

A Faber-Castell liberou, até o dia 19 de abril, cursos de desenho e pintura. É uma ótima oportunidade para as crianças aprenderem brincando e também para você se distrair enquanto fica em casa.

Empreendedorismo

O Sebrae é um grande aliado dos pequenos empresários e é possível realizar diversos cursos no site deles, desde finanças até marketing digital e vendas pela internet para empresários.

A Escola Conquer, com diversas empresas e parceiros produzindo conteúdo gratuito, preparou um portal exclusivo para quem deseja apreender novas habilidades profissionais e pessoais.

A Start.Se planejou um intensivo de conteúdo gratuito para o próximo mês para empresários, gestores, empreendedores e profissionais que desejam reduzir os impactos da crise em 2020.

Vale muito a pena procurar outras opções de cursos gratuitos ou pagos à distância neste momento. Infelizmente, é possível que o desemprego aumente no Brasil, e se isso acontecer as pessoas que estão mais qualificadas terão vantagem na hora de conseguir uma vaga.

Finanças

A Amazon disponibiliza dezenas de e-books gratuitos nas mais diversas áreas. Não é necessário um aparelho Kindle. É possível ler esses livros pelo seu celular ou tablet.

Como forma de auxiliar quem deseja cuidar das finanças neste período de crise, eu, Júlia Mendonça, autora deste blog, desenvolvi um curso de finanças para a crise. Todas as aulas são gratuitas e para acessar basta se cadastrar neste site.

Um remédio eficiente para acabar com os números vermelhos na conta

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.