IPCA
-0.04 Set.2019
Topo
Descomplique

Descomplique

Categorias

Histórico

Estas dicas vão te ajudar a criar o hábito de poupar

Júlia Mendonça

19/08/2019 04h00

 

Assim como fazer exercício físico todos os dias, ou comer de forma saudável, poupar dinheiro pode virar um hábito e fazer parte da sua rotina. É claro que, como todo novo hábito, no início talvez seja difícil adequá-lo aos seus costumes diários, mas isso é possível sim.

Para tornar todo esse processo mais fácil existem alguns procedimentos que vão tornar essa prática cada vez mais natural e parte do seu dia a dia. Separei algumas das dicas mais divulgadas pelos educadores financeiros para você começar a guardar dinheiro a partir de hoje mesmo.

Veja também:

Passos para criar uma fonte de renda extra

5 sinais de que você é um gastador compulsivo

Dinheiro para emergência: como juntar uma grana e onde guardar

5 dicas para sempre comprar com desconto

Faça um planejamento financeiro

Não dá para falar em guardar dinheiro sem antes ter um planejamento financeiro. Fazer isso é muito mais fácil do que parece — basta diminuir do seu salário todos os gastos do mês. Só a partir do seu orçamento será possível analisar se as suas finanças estão equilibradas ou não e quanto é possível poupar no mês.

É claro que, se você gasta mais do que ganha, cortes serão necessários. Se o seu salário pode pagar todas as suas contas e ainda sobra dinheiro, então está no caminho certo e seguindo as próximas dicas logo terá uma boa quantia guardada.

Pague a si mesmo antes de pagar as contas

Antes mesmo de realizar qualquer pagamento, você deve pagar a si mesmo. Isso significa transferir o valor que vai poupar no mês para um investimento separado da sua conta corrente. Pode ser para uma corretora de valores ou até mesmo para a poupança se ainda não sabe investir.

Essa ação é muito importante e traz vários significados. O primeiro é que você está dando mais importância às suas finanças do que às suas contas — o contrário do que acontece usualmente quando pagamos todas as nossas dívidas antes de poupar dinheiro.

O segundo ponto é que quando esse valor já não se encontra mais na sua conta, a chance de gastá-lo com despesas desnecessárias diminui bastante.

Use as 3 perguntas de ouro

Antes de comprar qualquer coisa, faça as 3 perguntas de ouro:

– Eu preciso disso?

– Precisa ser agora?

– Eu tenho dinheiro para isso?

Se você responder não para pelo menos uma delas, então não compre. Cole essas perguntas em cima do seu cartão de crédito e de débito para nunca mais esquecê-las.

Crie planos

Ter planos para o longo prazo ajuda muito a não fugir do foco de poupar. Essas metas podem ser as mais diversas possíveis: desde uma viagem nas férias até sair das dívidas. O importante é dar um prazo a elas e que elas sejam alcançáveis.

Sempre que você pensar em realizar um gasto não previsto, lembre-se das suas metas e que R$ 1 gasto fora delas o afasta cada vez mais do seu plano.

Evite o cartão de crédito

O cartão de crédito é um dos principais inimigos do seu orçamento, já que o efeito psicológico das compras no cartão é muito menor do que o do dinheiro. Você não "sente" a grana sendo gasta quando usa o crédito, diferentemente de notas físicas.

Quando você dá preferência ao dinheiro de papel, a tendência é que os gastos sejam menores e as compras, mais conscientes. É uma forma muito fácil de economizar sem sofrer.

Tem alguma dica infalível que você costuma usar para conseguir guardar mais dinheiro? Comente aqui embaixo ou pode enviar no meu canal de Youtube ou Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.