IPCA
0,1 Out.2019
Topo
Descomplique

Descomplique

Categorias

Histórico

Dicas para acabar com desperdício e economizar no gás de cozinha

Júlia Mendonça

03/10/2019 04h00

O gás de cozinha é um item imprescindível em nosso orçamento. Não tem como ficar sem e, de vez em quando, o preço dele assusta. A boa notícia é que economizar na hora de cozinhar é muito fácil e não exige nenhum tipo de esforço. Separei as principais dicas da internet sobre esse assunto, e a partir de hoje você nunca mais vai desperdiçar dinheiro no fogão!

A primeira dica está na coloração da chama. O ideal é que ela esteja azulada. A cor amarelada indica que seu fogão não é eficiente na hora de queimar o gás, e por isso o consumo aumenta. Caso você identifique esse problema, providencie a limpeza e regulagem das bocas. Dessa forma o gás queima de forma ideal, e você economiza tempo e dinheiro.

Veja também:

Veja 3 dicas práticas para criar um filho que sabe cuidar bem do dinheiro 

Quer ir além da poupança? 5 passos para qualquer pessoa começar a investir 

Bicho de estimação é tudo de bom, mas é preciso saber quanto pesa no bolso 

Conheça (e evite) os erros mais comuns ao fazer um planejamento financeiro 

Panela de pressão

A panela de pressão permite que os alimentos cozinhem a uma temperatura mais elevada e por um tempo muito menor. Por isso, sempre que possível e quando o alimento permitir, utilize esse utensílio na sua cozinha.

Forno bem usado

Otimize a utilização do forno. Uma grande quantidade de gás é utilizada para pré-aquecer o forno. Por isso, assim que ele atingir altas temperaturas, aproveite para assar mais de um tipo de comida nele. Por exemplo: prepare mais de um bolo ou uma carne e uma sobremesa sem desligar o gás.

Deixe tudo preparado

Deixe todos os ingredientes preparados para o momento do cozimento. Assim, você evita ter de deixar uma das bocas ligada para manter as panelas aquecidas desperdiçando gás. Alimentos picados em pedaços menores cozinham muito mais rápido.

Panelas com tampa

Tampe as panelas. Dessa forma o calor contido dentro delas não se dissipa, e assim você utiliza menos gás para o cozimento. Evite utilizar panelas maiores do que o necessário para o alimento e não ferva mais água do que for preciso para cobrir os ingredientes.

Diminua o fogo após fervura

Após a fervura da água, diminua a tamanho da chama. O alimento não irá cozer mais rápido com a chama mais alta após a água atingir o ponto de ebulição. É possível utilizar o vapor da fervura da água para cozinhar legumes e outros alimentos no vapor.

Todas essas dicas são práticas e podem gerar uma enorme economia de dinheiro no final do mês, especialmente nos meses em que o preço do gás de cozinha dispara. Faça delas um hábito, e assim você vai cozinhar de um jeito muito mais barato.

Você tem alguma dica extra para poder economizar no gás? Compartilhe aqui abaixo nos comentários, que eu tenho certeza de que muitos se beneficiarão com elas.

Descomplique: cabeça de empresário é segredo do sucesso de KondZilla

MOV Vídeos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.

Blog Descomplique