IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

4 dicas para reconhecer um golpe financeiro e fugir dele

Júlia Mendonça

14/10/2019 04h00

Notícias sobre golpes com dinheiro sempre aparecem na mídia. Mesmo com o acesso fácil à informação, muitas pessoas ainda caem nessas armadilhas. Na maioria das vezes, o golpe não é percebido até o momento em que é necessário resgatar o dinheiro, e os problemas começam. Separei quatro dicas de como reconhecer e evitar um golpe financeiro.

Retorno elevado e risco baixo

Ganhe 10.000% em um ano. Seu dinheiro vai render 20 vezes em apenas dois meses. Se não recuperar seu dinheiro investido em meio ano, devolvemos com lucro de 200%.

Seriam retornos maravilhosos se fossem verdade. No mercado financeiro, uma das maiores regras é sobre o rendimento de um investimento. Quanto maior ele for, maior o risco que traz também. Não é possível ter um rendimento astronômico e ao mesmo tempo a segurança de um investimento extremamente conservador.

Esse tipo de investimento não existe e tem uma única finalidade: pegar o dinheiro de pessoas desavisadas e não devolver mais. Toda vez que receber uma proposta realmente tentadora, reflita um segundo sobre o porquê de ofertarem aquilo e se é tão bom assim –por que não há mais pessoas investindo no mesmo lugar e ricas?

Obrigação de investir sempre ou não conseguir sacar seu dinheiro

Você, como investidor, deve conhecer qual é o prazo de resgate do seu dinheiro assim que ele é aplicado. Hoje no mercado financeiro existem, sim, ativos em que não é possível sacar antes de um determinado prazo.

CDBs com seis meses de prazo e debêntures com cinco anos de liquidez são alguns exemplos, porém esses investimentos são conhecidos da grande massa, são sérios e deixam bem claro suas regras de saque, antes de você investir.

Se negam a você o direito de sacar sua grana ou não cumprem os prazos para liquidação (ficam só enrolando), pedindo maior prazo, ou simplesmente não dão uma justificativa plausível, infelizmente é grande a possibilidade de ser um golpe.

Ter que chamar mais pessoas para o negócio

Uma característica típica de pirâmide é você ter a obrigação de trazer pessoas para dentro de um negócio/investimento para obter maiores ganhos. Investimentos sérios não dependem de mais pessoas para render mais.

Se existe suspeita de que você está sendo chamado para uma pirâmide, não invista nesse negócio. É comum esse tipo de golpe devolver parte do seu investimento inicialmente aplicado, com juros, para que você acredite que funciona e assim deposite mais dinheiro nele.

Marketing demais e conteúdo de menos

Muito marketing e pouco conteúdo devem acender uma luz vermelha na sua cabeça. Frases do tipo: "o melhor investimento que você já viu", "a sua oportunidade de ganhar mais dinheiro" ou "não perca a chance de mudar a sua vida" são típicas de golpistas.

Cuidado com esse tipo de conversa. Ela é bastante tentadora e pode convencer até o mais cético a depositar dinheiro num negócio duvidoso.

Na dúvida, consulte a CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Essa instituição pode orientá-lo, caso haja suspeita de que o investimento é um golpe.

E aí, tem mais alguma sugestão de como é possível identificar e prevenir golpes financeiros? Comenta aqui abaixo, pois com certeza ajudará outras pessoas a não cair neles.

Veja também:

Apartamento na planta, roupas, omelete: 5 coisas que não compro mais

5 maneiras de ganhar dinheiro com a internet

O que muda na sua vida com a Taxa Selic baixa? 

Dicas para acabar com desperdício e economizar no gás de cozinha 

Descomplique: Compensa comprar um carro ou usar aplicativos como Uber?

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.