IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

4 livros para ajudar na sua vida financeira

Júlia Mendonça

04/11/2019 04h00

Aprender a cuidar do dinheiro e dos investimentos é muito mais fácil através dos livros. É impressionante perceber o quanto conceitos fáceis e práticos podem ser rapidamente assimilados e lembrados para o resto da sua vida.

Separei 4 dos principais títulos que devem fazer parte da sua biblioteca e terão impacto imediato em suas finanças.

Veja também:

5 dicas práticas para não acabar o mês no vermelho

Passo a passo para fazer um detox nas suas finanças 

Como manter hábitos saudáveis economizando

Estas 5 mudanças simples do seu dia a dia farão você parar de gastar à toa

O HOMEM MAIS RICO DA BABILÔNIA – GEORGE CLASON

O livro reúne diversos textos publicados há mais de 90 anos e que se mantêm atuais! Apresenta linguagem fácil, objetiva e muito inspiradora. O primeiro capítulo introduz o conceito mais importante que você pode aprender sobre enriquecimento: pague-se primeiro.

Algamish, um homem muito rico, passa um grande ensinamento a Arkad, um dos protagonistas do livro: "Você paga pelas roupas e pelas sandálias que usa? Não paga pelas coisas que come? Consegue viver na Babilônia sem fazer despesas? O que tem para apresentar do que recebeu no mês passado? E de tudo quanto ganhou no último ano? Louco! Você paga a todo mundo, menos a si mesmo. Idiota, está trabalhando para os outros."

Em outras palavras, se está priorizando qualquer conta, pessoa e despesa antes de pensar em você e no seu futuro, pode enfrentar sérios problemas. Livro imperdível!

OS SEGREDOS DA MENTE MILIONÁRIA – THARV EKER

Este livro mostra que os maiores limitantes na hora de crescermos financeiramente estão dentro de nós. Eker fala muito sobre mentalidade rica x mentalidade pobre.

A ideia é que os ricos, de cabeça, comprometem-se com seu futuro, seus objetivos e metas. Isso significa que muitas vezes é importante cortar outras possibilidades e fazer o que estabeleceu como prioridade para sua vida.

Além dessas comparações, esse livro fala muito sobre formas passivas de ganhar dinheiro e enxergar as oportunidades até mesmo em pequenos negócios.

PAI RICO PAI POBRE – ROBERT KIYOSAKI

A corrida de ratos nada mais é do que você passar os dias correndo atrás de ganhar mais, para gastar mais, ter mais dívidas e dessa forma precisar aumentar sua renda. Acaba ganhando mais, porém gastando mais também, chegando ao final da vida com muito pouco dinheiro guardado.

Robert fala sobre os 4 modos de ganhar dinheiro: sendo empregado, autônomo, dono de negócio ou investidor. A diferença entre eles é que o empregado e o autônomo recebem dinheiro em troca do seu tempo e acabam limitando seus ganhos por isso.

Não é possível produzir mais tempo e por mais que se trabalhe, uma hora esse limite chegará. Sendo dono de negócio e investidor, é possível transpor essa barreira. O dono de negócio compra tempo através de seus empregados, e o investidor compra tempo por meio de seus investimentos. Uma boa lição de empreendedorismo.

BORA ENRIQUECER – JÚLIA MENDONÇA 

Escrevi esse livro relatando as minhas experiências, desde a minha dívida de R$ 80 mil até os meus primeiros investimentos. Nele explico passo a passo tudo o que você deve fazer para organizar sua vida financeira até realizar seu primeiro investimento.

A linguagem do livro é bastante prática e usa diversas planilhas e gráficos para ajudar você a entender melhor sobre suas finanças e focar no seu futuro.

Você tem alguma sugestão de leitura de finanças, investimentos e mudança de hábitos? Sua dica com certeza será muito valiosa.

Descomplique: Mude sua cabeça para ter um "pensamento rico"

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.