IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Pare agora de repetir estas 4 frases e você vai diminuir seus gastos

Júlia Mendonça

21/11/2019 04h00

Gastar dinheiro dá prazer. Todos sabem disso e têm noção de que não dá para ficar comprando tudo o que se vê pela frente, pois a chance de acabar em dívidas é bem grande. O problema é que sempre arrumamos desculpas para justificar esses gastos e elas sempre vêm na forma de algumas frases bem conhecidas.

Separei as desculpas mais conhecidas para justificar gastos desnecessários. Muito cuidado se elas fazem parte do seu vocabulário e evite ao máximo usá-las como desculpa para suas compras.

Veja também:

Corretora recomendou investimento, posso confiar? 3 dicas antes de decidir
Pagar dívidas ou investir? Saiba o que fazer primeiro
Trabalha por conta própria? 5 dicas para não se enrolar com o seu dinheiro
5 atitudes que podem trazer sucesso financeiro e pessoal para sua vida

Eu mereço

Essa é a desculpa mais comum. Serve para tudo. Está triste? Poxa, eu mereço comprar isso, pois trabalho demais. Está feliz? Eu mereço me dar um presentinho para comemorar! Na maior parte das vezes as compras feitas por "eu mereço" são por impulso e não trazem valor nenhum na sua vida.

Eu já vi uma pessoa comprar um carro novo depois de descobrir que não foi promovida no trabalho. Afinal ela tinha trabalhado muito e mesmo não ganhando a promoção merecia o carro. Quer comprar algo para comemorar algum feito? Ótimo! Eu acho que devemos fazer por merecer as coisas mesmo, mas que isso seja feito de forma racional.

Coloque um objetivo concreto e bem pensado. Por exemplo: Quando terminar aquele curso que eu estava enrolando para fazer eu vou viajar no final de semana. Assim você pode comprar merecendo de verdade e sem dor na consciência.

Foi só dessa vez

Quantas vezes nos enganamos achando que o futuro vai ser diferente e continuamos a fazer as mesmas coisas no presente. Isso é muito comum em pessoas com dívidas. Você acaba com todas as dívidas, está todo feliz e na primeira oportunidade gasta mais do que devia e fala "foi só dessa vez". Aquela pequena exceção que você abriu para gastar um pouco vira desculpa para gastar mais e mais.

A mesma coisa que acontece com uma dieta. Você segue certinho, come tudo bem regularmente e bate aquela vontade de comer um doce. Você não resiste e come. Essa brecha que você abriu vai servir de desculpa para comer um doce novamente, e quando você vê a dieta não existe mais.

Muito cuidado! Se você acabou de se livrar das dívidas não dê mole para seus impulsos. Esqueça essa história de "só dessa vez". Essa vez que você abriu exceção tem muita chance de virar regra e você voltar para as dívidas.

Eu preciso

Muito parecido com o "eu mereço", o "eu preciso" pode fazer um estrago no seu bolso. Serve para tudo também. Seu celular está ruim e você depende dele para trabalhar? Beleza! Então você precisa deste celular. Mas não precisa do último modelo, com as últimas tecnologias. Um celular de modelo anterior pode fazer as coisas tão bem quanto um mais caro. Não transforme desejos em necessidades.

Não é gasto, é investimento

Você está passeando no shopping, vê uma blusinha linda, porém bem cara. A vontade de comprar é enorme, porém você sabe que está sem dinheiro. Logo você começa a arrumar desculpas para comprar: "se eu comprar essa roupa vou ter maiores chances naquela entrevista de trabalho semana que vem – estou pensando no meu futuro, ou seja: não! A blusa não é gasto, é investimento".

Pronto! Você caiu na armadilha e passa a acreditar que realmente a blusa é um ótimo investimento. Essa história serve para quase tudo. Quer comprar um carro? O marido quase sempre fala para a esposa: "Amor, não é gasto – é investimento". Ou então quando o casal decide comprar uma casa que não cabe no orçamento: "Ahh, casa não é gasto. É investimento!".

Justificar uma compra acreditando que será um investimento é a pior forma de se enganar. Uma casa que não cabe no seu orçamento não é investimento. Um carro nunca foi investimento. Se você precisa usar esse argumento para comprar algo, a chance de estar fazendo errado com sua grana é enorme.

Existe mais alguma frase que você costuma ouvir ou até mesmo falar que são desculpas para cuidar das suas finanças? Comente aqui embaixo em qual situação você as usa.

 

 

Descomplique: cabeça de empresário é segredo do sucesso de KondZilla

MOV Vídeos

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.