Topo

Pense em você antes: não guarde dinheiro para seus filhos

Júlia Mendonça

03/05/2019 04h00

crédito: Getty Images

Como e onde devo guardar dinheiro para os meus filhos? Essa é uma das perguntas que mais recebo dos meus seguidores. Minha resposta é sempre a mesma e nem sempre agrada: não guarde dinheiro para os seus filhos!

Todo pai e toda mãe se preocupam muito com o futuro dos seus filhos, principalmente quando o assunto é dinheiro. Têm toda razão para fazer isso, pois a ideia é deixar um valor para que, quando os filhos crescerem, não tenham que passar por nenhum tipo de privação. Porém, a solução encontrada para essa situação não é a ideal. Quando você vai viajar de avião, sempre recebe aquele aviso: "Em caso de despressurização da cabine, máscaras de oxigênio cairão automaticamente do teto. Coloque primeiro a máscara em você e somente depois auxilie idosos e crianças."

Veja também:

Se casar, não compre um imóvel
Cada vez rende menos: será que o Tesouro Direto morreu
Precisando de dinheiro? Confira as regras para o saque do FGTS
Ganhe mais que a poupança: 3 investimentos para fazer por R$ 100 ou menos!

Você já parou para pensar o porquê disso? Será que as companhias aéreas se preocupam apenas em salvar adultos e desejam a morte dos mais novos e mais velhos? É claro que não! Eles sabem que todos os passageiros irão ter mais chances de sobreviver, se os mais fortes estiverem bem e com oxigênio suficiente para ajudar os mais fracos. Com as finanças, o pensamento deve ser o mesmo.

Se você deseja auxiliar seus familiares com o seu dinheiro, a sua vida financeira precisa estar muito bem controlada. Eu vejo muitas pessoas cheias de dívidas, sem conseguir investir dinheiro para elas mesmas, mas fazendo de tudo para deixar um valor alto guardado para os filhos.

Imagine uma criança que cresce vendo os pais fazendo escolhas financeiras ruins o tempo todo. O que vai acontecer com essa pessoa quando crescer e receber muito dinheiro e de uma só vez? É mais provável que ela torre a grana em pouquíssimo tempo do que entenda que precisa ser comedida nos gastos.

Agora, se você é uma pessoa que planeja as finanças, investe com regularidade por mais que seja um valor pequeno, mostra o valor real do dinheiro, está dando um exemplo que não tem preço e que acompanhará a vida de seu filho para sempre. Isso é muito mais valioso que deixar dinheiro guardado para ele.

Ok, imagino que você ainda não se convenceu de que guardar dinheiro para seus descendentes não é uma boa ideia. Então lembre-se o quanto você se esforça todos os meses para economizar nas contas do dia a dia, deixa de comprar coisas para você, fica adiando aquelas férias sonhadas, e tudo isso por um pensamento que não sai de sua cabeça: "Quando meu filho fizer 18 anos, vai usar o dinheiro que eu guardei para ser bem sucedido".

Olha o tamanho da expectativa que está sendo criada! Para você já está claro que seu filho irá fazer faculdade, comprar um carro e ter um negócio próprio. O problema é que essa é a sua cabeça, e não a dele. Acredite, ele pode simplesmente gastar tudo o que você economizou em seu nome num mochilão de dois anos de volta ao mundo e não concretizar nada daquilo que você sempre sonhou.

Que fique claro que não há nada de errado em viajar pelo mundo, porém sob a ótica de um pai que está economizando há 18 anos para garantir uma faculdade, essa não é uma decisão muito feliz. Infelizmente, não vejo como essa situação será resolvida sem que um dos lados fique muito decepcionado.

A minha intenção não é que você vire as costas para seu rebento e o deixe a ver navios. Quero que você guarde dinheiro para você! Dessa maneira, se o seu filho precisar de grana para qualquer coisa, seja faculdade, carro ou mochilão, você terá esse valor para ajudá-lo tranquilamente.

Hoje existem muitos investimentos de renda fixa, como Tesouro Direto e alguns CDBs, e de renda variável, como ações e fundos imobiliários, que permitem que você saque seu dinheiro no momento em que desejar. Caso surja alguma necessidade com qualquer pessoa da sua família, suas aplicações estarão lá para te salvar.

Pais conscientes, filhos bem-sucedidos!

Os segredos do sucesso financeiro da Anitta – Descomplique

UOL Notícias

 

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pense em você antes: não guarde dinheiro para seus filhos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.


Descomplique