Carro, consórcio, poupança: conheça os 5 falsos investimentos
Todo mundo quer ganhar mais dinheiro. Não importa se hoje você já tem um salário alto ou se ganha pouco, isso é algo comum a todos. É com essa promessa que muitos gerentes de bancos e vendedores oferecem produtos que são vendidos como investimentos, mas que na verdade vão te trazer pouco ou nenhum retorno.
Eu chamo esses produtos de falsos investimentos, pois são vendidos como aplicações, mas pouco melhoram a sua vida financeira
O princípio básico de qualquer investimento é gerar mais valor e dinheiro para quem investe. O problema desses cinco produtos que irei abordar nesse artigo é que alguns deles não têm rentabilidade alguma, enquanto outros geram despesas para o seu orçamento. São eles:
1) Título de capitalização
Esse é ofertado em todos os bancos. É uma espécie de loteria, na qual você deposita uma quantia mensal e tem a chance de ser sorteado e ganhar uma quantia de tempos em tempos. Ao final do prazo de vigência do título, você recebe seu dinheiro de volta.
Normalmente, esse valor é recebido com pouca ou quase nenhuma rentabilidade, e isso é extremamente prejudicial, pois você perde o poder de compra. A inflação age sobre seu dinheiro e faz com que você consiga comprar cada vez menos com o mesmo valor, isso sem que perceba.
2) Consórcio
O consórcio muitas vezes é vendido como um investimento seguro e confiável. Infelizmente, isso está longe de ser verdade. Você não ganha dinheiro a mais e não tem rentabilidade agindo sobre o seu dinheiro depositado, que é o propósito de um investimento financeiro, a renda passiva. Além disso, a taxa de administração já inclusa na parcela diminui também o seu poder de compra.
O consórcio é vantajoso para quem é sorteado logo no início, pois nesse caso funciona como um financiamento com juros mais baixos. Infelizmente, para que isso aconteça é necessário dar um lance muito alto ou contar com a sorte.
3) Carro
Um dos maiores buracos que existe para o seu dinheiro é o carro. Não é incomum famílias gastando mais com o automóvel do que gastam com os próprios filhos. Além de gerar despesas altas mensais como impostos, estacionamento, combustível e manutenção, o carro sofre desvalorização ano após ano. Só de emplacar o veículo, o você perde de 10% a 15% do preço original.
Comprar um carro para revender com lucro posteriormente é uma tarefa bastante especializada e cheia de armadilhas. Não compre um automóvel pensando nessa possibilidade, se você não tem experiência no assunto. A chance de perder dinheiro é grande.
4) Marketing multinível
O marketing multinível é sempre vendido com uma ótima oportunidade de mudar de vida. Você dá um valor para entrar em um negócio e, com o tempo, vai formando a sua base e riqueza. Um dos problemas nesse meio é que ele não é um investimento simples de ser feito, e o dinheiro que você deveria ganhar com ele entra lentamente no seu bolso, quando entra.
É preciso trabalhar muito, vender bastante e recrutar diversas pessoas para ter sucesso nesse ramo. Não existe solução rápida para enriquecer, e nesse caso o marketing de rede, como também é conhecido, deixa de ser um investimento e vira um trabalho quase em tempo integral.
5) Poupança
Com a facilidade de acesso a investimentos melhores, não existe motivo para você continuar a deixar o seu dinheiro na poupança. Até mesmo o investimento mais conservador que existe hoje, o Tesouro Selic, rende mais que ela. A caderneta serve somente para guardar um valor baixo e para ser utilizado no curtíssimo prazo.
Qual desses produtos você já aplicou o seu dinheiro? Comente aí abaixo!
Veja também:
Pare de perder dinheiro com título de capitalização
5 coisas sobre dinheiro que você deveria ter aprendido na escola!
Precisando de dinheiro? Confira as regras para o saque do FGTS
Ganhe mais que a poupança: 3 investimentos para fazer por R$ 100 ou menos!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.