IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Por que não compro mais carro novo?

Júlia Mendonça

12/07/2019 04h00

Não há coisa melhor do que carro novo. Pegá-lo na concessionária com aquele cheirinho gostoso, da cor e com os acessórios que você escolheu, é realmente muito bom. Porém, o que não contam é sobre a desvalorização do veículo que chega ser de até 20% assim que a primeira roda é colocada na rua.

No Brasil, ter um carro novo é símbolo de status, e isso está diretamente ligado ao preço dele. Comprar um veículo zero quilômetro é uma forma de mostrar que você tem muito dinheiro. É comum ver pessoas fazendo o impossível para conseguir adquirir um automóvel novo, mesmo que para isso seja necessário fazer um financiamento com juros altos e por até 60 meses de prestações.

Veja também:

Devedor pode perder a CNH? Conheça 6 direitos dos endividados
5 coisas sobre dinheiro que você deveria ter aprendido na escola! 
Precisando de dinheiro? Confira as regras para o saque do FGTS
Se casar, não compre um imóvel 

Financiamento pesado

Em alguns casos, o recurso de financiar não ocorre por falta de condições financeiras da pessoa. É apenas uma maneira de comprar algo e ostentar um padrão de vida incompatível com o salário que recebe. Essa dívida ao final do financiamento pode custar ao seu bolso o dobro do valor original do veículo. Nos períodos seguintes a compra, a desvalorização ainda ocorre e continua sendo severa. Nos primeiros três anos, é possível perder um terço do valor total do auto.

Qual a razão para perder esse dinheiro, se é possível escolher um carro que já sofreu com toda essa depreciação e irá servir para o mesmo objetivo que um veículo novo?

Seminovo

Um veículo zero não te levará mais rápido do que um seminovo, não abrirá novas portas e nem mesmo irá mudar a sua vida para melhor. Na verdade, a mudança ocorrerá, porém será no seu bolso, pois o dinheiro que economizará pode mudar muita coisa.

Sim, sei do preconceito que carro usado sofre no Brasil, principalmente quando o assunto é manutenção. O medo de pegar um veículo cheio de problemas é verdadeiro, e eu já tive esse receio também.

É necessário fazer uma pesquisa detalhada, saber quais são os carros mais confiáveis, os menos custosos e os problemas mais comuns que existem. Há diversos veículos à venda com dois ou três anos de uso que geram o mínimo de manutenção e não dão dor de cabeça para o dono. É possível comprá-los em um ótimo estado, com um nível muito acima do que você conseguiria comprar e pagando o mesmo valor que gastaria em um zero "pelado".

Não compro mais

Hoje não penso mais em comprar um carro novo. É muito dinheiro que pode ser utilizado para investir ou fazer algo que irá me beneficiar mais. Claro, não existe verdade absoluta e acredito que em algumas situações um zero quilômetro pode ser vantajoso. São elas:

  • Você trabalha com seu carro e roda muito com ele
  • Pretende ficar com o veículo por um período longo, como quatro ou cinco anos
  • Conseguiu um bom desconto na compra que compense a desvalorização inicial
  • Se está sobrando dinheiro na sua vida, e você não sabe o que fazer com ele

Agora me conta, você já comprou carro usado? O que achou? Conte aqui nos comentários ou fale comigo pelo YouTube e Instagram. Sempre trago conteúdos para você ganhar mais dinheiro e investir melhor.

É melhor financiar uma casa ou pagar aluguel? Descomplique

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.