IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Passos para criar uma fonte de renda extra

Júlia Mendonça

15/08/2019 04h00

Ganhar mais dinheiro é a forma ideal para você sair das dívidas rapidamente ou para investir muito mais todos os meses. Todo mundo tem consciência disso, porém, poucas pessoas conseguem executar um plano para gerar uma fonte de renda extra.

Vou mostrar passo a passo como você pode ganhar mais dinheiro dentro da sua área de atuação e encontrar formas para gerar renda sem precisar trabalhar a todo o momento.

Veja também:

5 sinais de que você é um gastador compulsivo

Tem pouco dinheiro para investir? 4 dicas para fazer a grana render mais

4 armadilhas que bancos usam para você gastar mais

5 erros que impedem você de guardar dinheiro

Novos horizontes

O primeiro passo é pesquisar quais possibilidades dentro da sua profissão atual podem ser alternativas ao seu trabalho. Se é advogado, por exemplo, pode estudar sobre leilões imobiliários; se é jornalista, pode escrever textos como autônomo.

Além disso, pode procurar outras ocupações que não exijam qualificação prévia, como motorista de aplicativo, cuidador de cães e auxiliar em eventos. Nesses casos, o seu pagamento por hora é menor, mas a jornada também é mais flexível.

O principal problema desses trabalhos é que você precisa vender a sua hora para ganhar dinheiro. Se já tem uma fonte de renda principal, vai precisar usar das suas horas de descanso para isso. Ao longo prazo dificilmente isso é sustentável.

Alcançar mais clientes

O ideal é que procure por negócios escaláveis, que possam crescer e gerar receita sem que você precise investir seu tempo. A internet possibilita isso de uma maneira mais fácil e rápida.

Imagine que você gosta muito de fotografia e é muito bom nisso. Vários amigos já pediram para que participe como fotógrafo em festas, porém, nunca sobrou tempo e nem vontade para isso. Para rentabilizar esse talento, você decide expor suas fotos nas redes sociais.

Aos poucos vai gerando valor e dando conhecimento para quem acompanha seu trabalho, e sua reputação como fotógrafo começa a crescer com a exposição. Chega a hora de ganhar dinheiro com isso.

Comece pelo básico

Inicialmente, você pode montar um curso básico de fotografia no qual não será necessário que trabalhe para ter que vendê-lo. Quanto mais divulgar suas fotos e gerar conteúdo para o seu público, mais pessoas serão atraídas e mais irá rentabilizar com isso.

Essa é somente uma das formas de ganhar dinheiro na internet. Você pode criar sites para revender produtos, criar portais de notícias da sua cidade e vender publicidade neles, cobrar por consultorias na área em que é especialista.

Execute

Por último, investir em um negócio físico pode ser bastante lucrativo e uma boa opção para criar renda além do seu trabalho. Porém, é preciso considerar que nesse tipo de empreendimento os problemas são comuns e podem exigir sua presença mais do que o esperado inicialmente.

Independente da linha que deseja seguir, o mais importante é executar seu plano. Muitas pessoas ficam anos planejando uma forma de ganhar mais dinheiro, mas nunca levam isso para frente. Com o tempo, ficam arrependidas de não ter começado antes e poder ter uma vida melhor e mais rica.

Por isso não atrase mais os seus planos. Crie um plano para executar sua fonte de renda extra e comece o mais rápido possível.

Descomplique: Mude sua cabeça para ter um "pensamento rico"

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.