IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Como manter hábitos saudáveis economizando

Júlia Mendonça

21/10/2019 04h00

Esporte e educação financeira combinam mais que feijão com arroz. Quando o corpo está são, a mente trabalha muito melhor para economizar. São vários os esportes e exercícios que você pode praticar mesmo com pouco dinheiro no bolso.

Separei as principais dicas que já utilizei e recomendo a outras pessoas colocar em prática para manter a forma sem gastar muito. Bora descomplicar.

Veja também:

Estas 5 mudanças simples do seu dia a dia farão você parar de gastar à toa

Apartamento na planta, roupas, omelete: 5 coisas que não compro mais 

Dicas para acabar com desperdício e economizar no gás de cozinha 

Vale a pena manter um plano de saúde? Saiba o que levar em conta na decisão 

Fazer academia ao ar livre

Diversas cidades disponibilizam academias ao ar livre com pesos e bancadas projetadas para suportar intempéries. É possível realizar a maioria dos exercícios que você faria em aparelhos de academia paga, mas sem nenhum custo.

Além disso, as pessoas que frequentam essas academias ajudam umas às outras e acabam se estimulando para voltar sempre e fazer exercícios diariamente. Você ganha duas vezes neste caso: na economia e no estímulo.

Calistenia

A calistenia é a prática de fazer exercícios com o peso do próprio corpo. Quando bem utilizada, ela é bastante efetiva para a hipertrofia muscular. A vantagem dessa modalidade de musculação é que você pode praticar dentro de casa mesmo.

Existem inúmeros vídeos na internet e sites especializados no assunto que podem ajudá-lo a iniciar na calistenia. Assim como toda a atividade física, recomenda-se que você comece de forma lenta e aos poucos progrida para não se lesionar com os exercícios.

Usar academias públicas

Algumas prefeituras oferecem academias completas de forma gratuita. Vale a pena conferir no site da sua cidade se este serviço é oferecido. Cada academia tem regras diferentes, e é preciso estar atento a elas pois, caso você não as siga, pode perder sua vaga.

Frequentei muito a academia da minha cidade enquanto estava endividada. A mensalidade era um produto de limpeza como álcool ou flanelas, e eu tinha direito a usar os aparelhos no mesmo horário todos os dias. Caso não comparecesse, eu perdia o direito ao uso.

Grupos de corrida de rua

Por meio do Facebook e WhatsApp, muitos atletas organizam clubes de corrida de rua. Treinos, planilhas e eventos são combinados por meio desses canais, e geralmente o preço cobrado para participar desses grupos é bastante baixo ou inexistente.

Além disso, é possível participar de diversas corridas de rua pagando pouco ou até mesmo de graça. É muito fácil encontrar um calendário dos principais eventos de corrida na sua cidade – basta uma pesquisa no Google.

Algumas prefeituras organizam circuitos de corrida em que o custo para participar é simbólico ou requer apenas a doação de alimentos não perecíveis. Tudo de que você precisa é um par de tênis e vontade de treinar.

Você  costuma praticar algum esporte que faz bem para a saúde e para o bolso também? Comente aqui abaixo e encontro novos parceiros de treino.

Descomplique: Como economizar na conta de luz sem muitos esforços

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.