IPCA
0,51 Nov.2019
Topo

Histórico

Categorias

13º salário: pague dívidas, divirta-se e fuja de viagens e presentes caros

Júlia Mendonça

25/11/2019 04h00

Depois de esperar o ano inteirinho, finalmente ele já está logo aí: o décimo-terceiro salário está chegando. Junto com ele vem a chance de pagar as dívidas, ter mais dinheiro no bolso, de poder comprar mais presentes.

No post de hoje reuni tudo o que você precisa saber para turbinar sua vida financeira com o décimo-terceiro. Bora descomplicar.

Veja também:

4 livros para ajudar na sua vida financeira

Estes sites buscam bolsas com até 70% de desconto para você fazer faculdade 

O que é score e como aumentar o seu para ter mais crédito

5 dicas práticas para não acabar o mês no vermelho

Se ainda tem dívidas

Começando com os endividados: se você tem dívidas, principalmente aquelas com juros absurdos, tipo cheque especial e rotativo do cartão, tem que dar prioridade para se livrar delas. Esta é a chance de sair dessa furada e começar o ano sem dever nada. Pode ser que tenha de usar todo o seu décimo-terceiro para escapar dessas dívidas.

Se for este seu caso, sugiro que explique aos seus familiares que o Papai Noel chegará mais magro esse ano. O sacrifício financeiro que você vai fazer com certeza valerá a pena e o próximo ano começará muito mais tranquilo financeiramente. Evite voltar às dívidas, planeje suas contas e fuja das compras exageradas e do cheque especial.

Uma função muito importante do décimo-terceiro é pagar aquelas contas típicas de começo de ano, como matrícula de escola e impostos como IPVA e IPTU. Tratamentos médicos e odontológicos atrasados, manutenções de carro e da casa podem ser realizados com essa grana também.

Prevenindo emergências

Agora, se está tudo certo com suas contas, o ideal é montar uma reserva de emergência. Ela é um valor que deve ser utilizado somente em casos especiais e evitará que você se afogue em dívidas caso tenha alguma dificuldade inesperada na sua vida.

Caso você já tenha feito tudo isso que recomendei, separe uma parte desse dinheiro extra para investir e outra para curtir: viaje, compre presentes, faça festa.

Sei que para muita gente posso parecer muquirana e materialista quando falo em usar o décimo-terceiro todo para pagar dívidas ou investir, mas ele é a oportunidade de você evoluir financeiramente em um mês, o que demoraria um ano inteiro ou mais para conseguir poupando um pouquinho todos os meses.

Fuja disso

Caso você não deseje realizar nada disso que sugeri aqui, então saiba o que não fazer com essa grana extra. Não compre presentes caros como se não houvesse amanhã. Estimule as brincadeiras de Natal que além de deixar a festa mais divertida ainda aliviam seu bolso, como o amigo secreto.

Fuja das viagens caras demais que, além de consumir todo o décimo-terceiro, ainda vão comprometer seu salário pelos próximos meses. Décimo-terceiro deve ser um facilitador das suas finanças – não um gerador de despesas.

Descomplique: Veja dicas para renegociar suas dívidas e sair do vermelho

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.

Blog Descomplique