IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Quer aumentar seu salário? Saiba o jeito certeiro de pedir um aumento

Júlia Mendonça

02/03/2020 04h00

Aumento de salário é sempre um tema bastante sensível. Enquanto a inflação cresce, suas responsabilidades se intensificam e os ganhos não aumentam. Muita gente fica frustrada nessa hora. Querem criar coragem para pedir revisão do salário, mas não sabem como. Separei as melhores dicas da internet que vão ajudar muito nessa hora.

Antes de tudo é importante que você faça uma autoavaliação do seu desempenho. Se você sempre chega atrasado ao trabalho, nunca está disposto a colaborar com os colegas e não é proativo com as questões da empresa, é bem provável que o aumento não virá de forma rápida e direta. Caso seja esta a situação, se esforce para revertê-la nos próximos meses e então solicite o aumento.

Veja também:

Compre um imóvel por menos de R$ 100! Fundos imobiliários estão na moda

Eu pago todas as contas da casa! Está certo isso?

Débito ou crédito: que cartão é melhor para você não afundar em dívidas?

Conheça todos os jeitos de ganhar dinheiro com ações

Analise a empresa

Também é necessário avaliar a situação da empresa. Se você observa cortes excessivos nos gastos no dia a dia do seu trabalho, demissões acontecendo todos os meses e diminuição do número de clientes, não é prudente solicitar um aumento.

Após ter avaliado esses dois pontos e decidir que vale a pena pedir um aumento de salário, nesse momento é necessário se preparar para a conversa. Pratique anteriormente o que você vai falar e como vai falar durante a reunião.

Liste todas as perguntas que devem ser feitas pelo seu superior no momento da reunião e prepare uma resposta para elas. Argumente sempre com fatos, tenha um motivo para a solicitação de aumento e deixe-os bem claros.

Objetividade

Seja direto na sua solicitação. Evite ficar rodeando o assunto sem chegar ao ponto central. Muitas pessoas se sentem pressionadas ou com medo nesse momento. Se você não for claro no que deseja, é bem provável que a conversa não leve a lugar algum e você não obtenha resposta para o que deseja.

Separe tudo o que fez nos últimos meses para merecer o aumento. Trabalhos além da sua responsabilidade, proatividade em relação aos colegas e grande produtividade devem ser pontos que você precisa enfatizar e usar como base da sua argumentação.

Esteja preparado

É bem provável que seu superior liste alguns pontos fracos do seu trabalho para desqualificar sua argumentação. Não se desespere e não invente mentiras ou conversa fiada nesse momento. Explique o que aconteceu e contra-argumente com um ponto positivo.

Por fim, esteja preparado para o não. Infelizmente nem todas as empresas conseguem dar crédito suficiente aos funcionários que merecem. Caso este seja seu caso, vale a pena reavaliar sua carreira dentro dessa organização ou até mesmo fazer planos para mudar de atividade.

Como fazer o melhor tipo de empréstimo para sair do vermelho – Descomplique

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.