IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Redes sociais podem gerar renda extra. Saiba como começar

Júlia Mendonça

12/03/2020 04h00

Já ouviu aquela frase: "Só não ganha dinheiro quem não quer"? Concordo parcialmente com ela. Acredito que hoje está muito mais fácil conseguir ganhar dinheiro, principalmente pela internet, porém a dificuldade que as pessoas encontram está em como fazer isso.
No texto de hoje decidi trazer algumas ideias e sugestões para você aproveitar suas redes sociais e conseguir uma graninha através delas.

Veja também:

Briga com o marido ou a mulher por causa de dinheiro? Saiba resolver isso

Milhas aéreas: entenda como ganhar dinheiro com elas

Conheça todos os jeitos de ganhar dinheiro com ações

Procure um nicho
É importante entender que para conseguir se destacar e atrair um público qualificado, que vai acompanhar seu conteúdo e comprar o seu produto ou serviço, é necessário focar em um nicho, uma área específica. O seu Instagram ou Facebook precisa falar para um público certo.
De nada vai adiantar se um dia você postar uma foto fofa de cachorrinhos, no outro algo sério de negócios e depois a foto do seu prato do almoço. Você até pode postar imagens que pareçam não ter sentido entre si, mas a legenda deve ter relação com o conteúdo da postagem.

Vender produtos
O marketing digital é um mercado que cresceu muito nos últimos anos e continua a crescer muito bem. Você pode criar um curso sobre a área em que trabalha e a qual domina; uma linha de camisetas exclusivas; organizar eventos presenciais seus ou para outras pessoas e usar as redes sociais para promover seu trabalho.

Trabalhar como afiliado
Essa é a forma de renda extra que, caso você a domine, pode se transformar no seu trabalho. Uma pessoa cria um curso e o disponibiliza para vendas em plataformas de cursos. Na plataforma você pode acessar para saber mais informações sobre aquele produto e, se gostar, pode pedir afiliação e vendê-lo ganhando uma comissão em troca.

As comissões variam entre 10 e 50% do valor total do curso, sendo a média 30% de retorno para o afiliado. Em um curso que custa R$ 300,00, você irá receber R$ 90,00 em cada venda que fizer.

Mentoria
As pessoas que seguem você nas redes sociais provavelmente têm interesse na sua pessoa e no seu trabalho. É possível criar mentorias, individuais ou em pequenos grupos, e ensinar técnicas e atalhos que você aprendeu na sua profissão.
Para facilitar e diminuir os custos, faça tudo online e em horários fora do comercial. Assim a chance de conseguir ter mais clientes é maior.

Se você focar bem no seu nicho e entregar conteúdo de valor, as pessoas virão atrás de você sem que precise gastar dinheiro com publicidade ou outra coisa. Já vi praticantes de Yoga, astrólogos, costureiras e até pintores colocando em prática essas técnicas e dando muito certo. Por onde você vai começar?

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.