Topo

O que é score e como aumentar o seu para ter mais crédito

Júlia Mendonça

29/10/2019 04h00

Pouco conhecido de muitos brasileiros, mas que influencia demais na vida financeira de todo mundo, o score é uma nota que pode servir tanto para ajudar quanto para atrapalhar a sua grana. Ele atua na aprovação de empréstimo, na obtenção de cartões de crédito e na abertura de contas. Hoje no Descomplique você vai descobrir o que é o score e como aumentar o seu.

Todo o sistema financeiro trabalha seguindo a relação risco/retorno. Ou seja, quanto maior o risco de calote de um cliente, maiores devem ser os juros cobrados por uma instituição para que a inadimplência não supere os lucros. Uma das formas criadas para medir o risco que cada cliente carrega é o score.

Veja também:

Passo a passo para fazer um detox nas suas finanças

5 dicas práticas para não acabar o mês no vermelho

Como manter hábitos saudáveis economizando

5 mudanças simples do seu dia a dia farão você parar de gastar à toa

Um pedaço de quem é 

O seu score é como uma foto 3×4 da sua vida financeira. Serve como uma referência de como você é confiável para pagar suas contas. Quando você pede crédito para o banco, ele consultará essa sua foto para verificar se vale a pena ceder esse crédito.

O score vem no formato de uma nota. Quanto maior a sua nota no score, melhor na foto você está e mais chances tem de conseguir crédito –e o contrário também é verdadeiro: quanto menor sua nota, mais difícil será conseguir crédito.

Quando uma instituição analisa se você é um bom cliente, ela quer saber se você tem um trabalho estável, mesmo que seja autônomo. O importante é provar que é capaz de pagar por aquilo que está pedindo. Da mesma forma, ter pouquíssimas contas em seu nome acende uma luz amarela, pois o banco não consegue analisar se você é uma pessoa merecedora de crédito ou não.

Como aumentar seu score

Existem algumas atitudes que fazem sua nota aumentar e, consequentemente, a facilidade de obter crédito junto aos bancos:

  • Ter o nome limpo e sem restrições
  • Evitar atrasos no pagamento das contas
  • Evitar solicitar abertura de conta e pedido de cartão crédito para todos os bancos. Isso é interpretado como um sinal de que você está desesperado atrás de dinheiro
  • Manter seu cadastro atualizado no site do Serasa e Boa Vista, que são serviços de proteção ao crédito
  • Ativar o cadastro positivo nos órgãos de proteção ao crédito

Não faça isso

Atitudes que não fazem diferença no seu score:

  • Pagar as contas com grande antecedência. O importante é apenas não atrasar
  • Colocar o CPF na nota, para esses órgãos, não faz diferença
  • Manter as contas em débito automático
  • Ser cliente de um banco há muito tempo. O mais importante é a qualidade desse relacionamento

O valor do seu salário ou até mesmo já ter um empréstimo não fazem diferença nenhuma. O importante é que você pague essas obrigações em dia.

O importante é saber manter

Ter e manter um score alto é como fazer academia. Não é de uma hora para outra que tudo vai mudar. Leva tempo, esforço e disciplina de sua parte. Se em um mês você fizer todos esses passos que passei aqui, não espere ver sua nota subindo.

Para consultar seu score, basta visitar os sites do Serasa e do Boa Vista. Não existe nenhuma taxa para realizar essa consulta, e ajuda você a entender como está sua imagem perante às instituições financeiras.

Já verificou como anda o seu score? Comente aqui abaixo as atitudes que mudará para modificá-la.

Descomplique: Passo a passo para limpar o seu nome sujo

UOL Notícias

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O que é score e como aumentar o seu para ter mais crédito - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.


Descomplique