IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Quer opções para uma aposentadoria tranquila, sem ser previdência privada?

Júlia Mendonça

20/06/2019 04h00

Quando o assunto é aposentadoria, não adianta você querer colocar todo o seu dinheiro em investimentos como Tesouro Selic, CDB e LCA. Eles são bons ativos, porém são indicados para quem deseja investir para o curto prazo.

Se você quer trocar o carro daqui um ano ou fazer uma viagem em seis meses, esses são bons lugares para colocar seu dinheiro. Mas, se o seu desejo é para daqui 10 ou 20 anos, existem opções melhores.

Veja também:

Não empreste dinheiro para o melhor amigo, o cunhado e nem mesmo a sua mãe

Tesouro Direto: conheça os títulos e monte uma carteira de investimentos

Como poupar sem passar vontade

Pense em você antes: não guarde dinheiro para seus filhos

Renda fixa

O grande problema do Brasil sempre foi e será a inflação. Se não tomar cuidado com ela, seu dinheiro acabará perdendo valor ao longo do tempo. Um dos investimentos mais fáceis e acessíveis para proteger-se do aumento dos preços é o Tesouro IPCA, um título de renda fixa pertencente ao Tesouro Direto.

Este título é vendido com várias datas de vencimento distintas, como 2024, 2035 e 2045. Quanto mais próxima do vencimento do título estiver sua aposentadoria, melhor, pois dessa forma você pagará menos Imposto de Renda quando retirar o seu dinheiro do ativo.

O Imposto de Renda é cobrado sobre o lucro recebido dos seus investimentos e ele é regressivo, conforme mostra a tabela abaixo:

Outro ponto importante sobre o IPCA é que ele sempre faz seu capital render acima da inflação. Se comprar um título IPCA + 3, ele irá render o índice IPCA que mede a inflação e mais 3% ao ano.

Só invista no Tesouro IPCA se tiver certeza de que não precisará do dinheiro investido nos próximos anos, pois, se retirar antes da data de vencimento, poderá sair no prejuízo.

Renda variável

A renda variável, apesar de mais arriscada do que a renda fixa, tem diversas opções destinadas a investimentos de longo prazo, como as ações, fundos de ações e fundos multimercados.

Uma ação representa um pedacinho de uma empresa. Quando você a compra, se torna sócio do negócio. Para ganhar dinheiro com ações, você pode vendê-las com lucro, pode ganhar com dividendos ou mantê-las por vários anos com a intenção de esperar a valorização da empresa, e assim irá ganhar com o aumento de valor da sua cota.

Portanto, para escolher este tipo de ativo é essencial pesquisar os lucros da empresa escolhida, o quanto ela ganha com a venda de seus produtos e sua situação financeira.

Comprar uma ação é arriscado? Sim, mais do que a maioria de investimentos da renda fixa, pois existe o risco de perda de capital. Porém, dedicando-se a estudar sobre o assunto, poderá alcançar ganhos para lá de atraentes no longo prazo.

Os fundos

Os fundos de ações e fundos multimercados são ótimas alternativas para quem não tem conhecimento ou tempo suficientes para montar e administrar uma carteira de ações. Conforme uma estratégia predeterminada, o gestor do fundo irá comprar ou vender ações para que esses ativos atinjam o maior lucro possível.

Para essa administração, são cobradas taxas que variam de 0,5% a 3% ao ano. Pesquise bastante sobre os investimentos que compõem os fundos e verifique se as taxas cobradas são justas; do contrário seus lucros podem ser prejudicados.

Gostou das dicas? Conta aqui nos comentários ou fale comigo pelo YouTube e Instagram. Sempre trago conteúdos para você ganhar mais dinheiro e investir melhor.

Descomplique: 5 coisas que você precisa saber sobre o Tesouro Direto

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.