IPCA
0.19 Jul.2019
Topo
Descomplique

Descomplique

Categorias

Histórico

7 dicas para fazer networking, conectar-se com mais pessoas e ter sucesso

Júlia Mendonça

29/07/2019 04h00

Poucas coisas são tão poderosas na hora de construir um negócio, procurar um emprego novo ou livrar-se de um problema, do que conhecer a pessoa certa. Criar e manter uma rede de contatos e amigos diversificada e que gere valor para você é o que conhecemos como networking.

Não tenho dúvidas de que os maiores empreendimentos, assim como as pessoas mais bem-sucedidas do mundo só chegaram onde estão porque sabiam quem contatar nos momentos decisivos. Neste artigo irei apresentar 7 dicas essenciais para que você possa criar a sua própria rede de contatos e chegar cada vez mais longe na sua carreira.

Veja também:
Economize dinheiro com essas 7 atitudes simples
Você pensa como rico ou como pobre? Diferença começa logo que o salário cai
Só trabalhar muito não vai deixar você rico
10 formas de fazer renda extra sem precisar gastar nada

1.Gere valor

Antes de pedir qualquer coisa ou favor ao seu novo contato, primeiro ofereça algo que trará benefícios a ele. Não precisa ser nada extraordinário, mas uma pequena dica ou compartilhar uma experiência é suficiente. O importante é causar uma boa impressão logo de cara.

2.Chegue preparado
Se você quer iniciar contato com uma pessoa que ainda não conhece, prepare-se bem para o encontro. Busque pontos em comum e descubra o máximo possível sobre a pessoa. Nada é mais desagradável do que confundir os feitos ou profissão de alguém com uma terceira pessoa.

3.Histórias conectam
Pesquise sobre algum evento ou algo importante que o seu contato já realizou. Ao invés de fazer um elogio genérico, fale sobre esse feito. Vai gerar muito mais empatia e mostrar que você se interessa genuinamente pelo outro.

4.Vá a eventos
O melhor momento para encontrar pessoas do seu interesse são em eventos da sua área profissional. Não seja tímido e apresente-se ao máximo de pessoas que conseguir. Um único contato pode ser a ponte para impulsionar o seu negócio ou sua profissão.

5.Porte-se adequadamente
A sua imagem é o que vai causar a primeira impressão. Vista-se com roupas adequadas a situação, evite exagerar na bebida e utilize as regras básicas de relacionamento. Chame as pessoas pelo nome, sorria e mostre-se interessado pelo que te falam. São atitudes simples, mas que geram uma enorme empatia. O livro "Como fazer amigos e influenciar pessoas" de Dale Carnegie tem diversas dicas para você melhorar nesse aspecto.

6.Indique e seja indicado
Se confia e acredita no trabalho de alguém, indique essa pessoa ao máximo de contatos possíveis. Isso gera uma relação recíproca e em pouco tempo você expandirá sua rede de influência.

7.Esteja sempre em contato
A pior atitude que você pode ter é procurar alguém somente quando estiver precisando dos favores dela. Mantenha sempre o contato, mostre-se disponível. Não precisa exagerar. Alguns minutos por mês são o suficiente para manter a relação ativa e saudável.

Gostou dessas dicas? Conte aqui nos comentários ou fale comigo pelo YouTube e Instagram. Sempre trago conteúdos para você prosperar em seus negócios e finanças. 

 

Descomplique: Walt Disney ensina que é preciso investir no seu talento

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.