IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

5 dicas para sempre comprar com desconto

Júlia Mendonça

06/08/2019 04h00

Erramos: este conteúdo foi alterado

Eu não compro nada sem antes conseguir um desconto ou pelo menos fazer uma boa negociação. Para isso, não existe um grande segredo ou uma arma secreta de persuasão. São técnicas simples e bastante eficazes que irão deixar a sua próxima compra bem mais em conta. Separei cinco técnicas para você comprar com desconto sempre.

1. Não tenha vergonha

O desejo da loja é vender e o seu é comprar. Portanto, falta somente encontrar o meio-termo entre vocês para dar um match total. Vários comércios têm política de descontos e estão preparados para negociar, principalmente quando o produto é mais caro.

2. Pague em dinheiro

Geralmente quando você paga no débito, consegue desconto. Isso porque os lojistas pagam menos taxas nessa modalidade e têm um prazo menor para recebimento do dinheiro. Se nenhum desconto for ofertado, então parcele no crédito no máximo de parcelas possíveis e sem juros.

A mesma lógica serve para o pagamento em dinheiro. Nesse caso, o desconto pode ser ainda maior. Não esqueça de checar essas opções antes de realizar qualquer compra.

3. Internet

A internet é o local mais fácil e rápido para você encontrar descontos em qualquer produto que queira. Basta abrir seu celular e em menos de 30 segundos terá acesso a milhares de lojas com os melhores preços e condições de pagamento. Inclusive existem alguns sites especializados em comparação de preços. É possível checar o histórico de preços do item e quais lojas são as mais baratas.

4. Defeito pode ser a solução

Pequenos defeitos impossibilitam a venda de vários produtos, e eles acabam encalhados nas lojas. Um furinho imperceptível em uma camiseta ou uma costura um pouco torta –e que pouco afetam a usabilidade da peça– podem render uma boa economia para você. Vale a pena perguntar sobre produtos em mostruário também.

5. Vire fã

Se está procurando produtos específicos, comece a seguir a loja ou a marca nas redes sociais. É comum as promoções serem anunciadas somente nesses canais e serem oportunidades únicas.

Tome muito cuidado com as compras por impulso neste caso. Não faça compras apenas porque conseguiu um desconto. Compre apenas se precisar mesmo do item.

Você tem outras dicas para economizar na hora das compras? Comenta aqui abaixo ou me envie elas por meio do meu canal de Youtube e Instagram.

 

Veja também:

Tem pouco dinheiro para investir? 4 dicas para fazer a grana render mais
4 armadilhas que bancos usam para você gastar mais
5 erros que impedem você de guardar dinheiro
5 gastos mensais fixos para você diminuir agora

Descomplique: Como não deixar o dinheiro acabar com seu relacionamento

Errata: o texto foi atualizado

07/08/2019 as 09:54

Uma versão anterior deste texto informava no primeiro parágrafo que seriam apresentadas seis dicas para comprar com desconto. Na verdade, foram apresentadas cinco dicas. A informação foi corrigida.

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.