IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

5 gastos mensais fixos para você diminuir agora

Júlia Mendonça

23/07/2019 04h00

Um dos maiores erros que as pessoas cometem quando precisam ajustar o orçamento é cortar ou economizar produtos e serviços que geram bem-estar e esquecem os gastos que pouco afetam a qualidade de vida, porém que costumam ser recorrentes.

Separei cinco dessas despesas que são facilmente alteráveis e que podem gerar uma grande economia na sua vida.

Veja também:

Economize dinheiro com essas 7 atitudes simples
Por que não compro mais carro novo?
Você pensa como rico ou como pobre? Diferença começa logo que o salário cai
Só trabalhar muito não vai deixar você rico

1.Conta de telefone

São poucas as pessoas que têm um plano de telefonia celular adequado às necessidades. Quando você paga por um plano que apresenta excesso de serviços, acaba perdendo dinheiro com o que não utiliza. Se o pacote é subdimensionado para as suas necessidades, todo o serviço não incluso no seu plano acaba pesando muito em seu bolso.

Outro erro comum é utilizar planos pré-pagos. Os minutos e o pacote de dados costumam ter um valor bem salgado. Se você utiliza diariamente o seu telefone, é provável que um plano pós-pago básico seja mais adequado e econômico.

Use do seu poder de barganha para conseguir descontos. Operadoras concorrentes oferecem vantagens para migrar o seu número de telefone. Se utilizar todas essas táticas, pode conseguir uma economia de mais de 10% ao ano com telefonia.

2.Compras no supermercado

A alimentação ocupa grande parte do orçamento doméstico, e por isso mesmo a possibilidade de bons descontos pode ser grande. Desde levar uma lista para não fazer compras desnecessárias até evitar sair às compras com fome.

Procure sempre marcas alternativas. Mesmo com a diferença de qualidade e preço, o seu padrão de vida não modificará se decidir por um amaciante de qualidade inferior.

Procure por redes que ofereçam preços mais baratos, pois a diferença de valores pode chegar a mais de 30%.

3.Transporte

Hoje, o número de soluções no transporte alternativo cresce dia após dia, principalmente nos grandes centros urbanos. Utilize bicicletas compartilhadas, transporte público, caronas e vá a pé para o trabalho. Avalie a possibilidade de ir pelo menos duas vezes na semana com um meio alternativo para seus compromissos.

Usando essas alternativas, a economia não será somente no combustível, mas na manutenção e estacionamento gastos com o seu veículo.

4.Tarifas bancárias

O gasto com manutenção de conta e serviços bancários básicos é pouco percebido no nosso orçamento, porém pode passar de R$ 800 em um ano.

Uma excelente alternativa para fugir disso são as contas digitais. A maioria cobra tarifas muito menores do que bancos tradicionais –ou até nem cobram por esses serviços.

Além disso, todas as operações podem ser executadas pela internet, e você não fica dependente de agência física.

5.Serviços de débito automático no cartão de crédito

Streaming de vídeos, clubes de assinatura online e aplicativos de celular podem gerar recorrência de cobrança no seu cartão de crédito, mesmo que você não seja um usuário assíduo ou nem sequer se lembre que ainda os tem.

Vale a pena checar regularmente a fatura do cartão para cancelar o que não utiliza mais e assim evitar que esse tipo de gasto acumule e pese no seu orçamento.

Gostou dessas dicas de economia? Comente aqui abaixo quais outras maneiras você tem de economizar com gastos recorrentes.

Descomplique: não guarde dinheiro para o seu filho

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.