IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

4 gastos que podem estar levando seu orçamento para o vermelho

Júlia Mendonça

03/09/2019 04h00

Se você tem dívidas, é bastante provável que esteja gastando mais do que ganha de salário. É matemática, e não há como escapar disso. O problema é que poucas pessoas percebem esta situação e um número ainda menor faz algo para sair dela.

Alguns gastos são famosos por detonar nossas finanças. Começar o seu planejamento financeiro analisando esses gastos pode ser uma excelente ideia para sair do vermelho da forma mais rápida e efetiva. Conheça as quatro despesas que levam você para o vermelho todos os meses.

Veja também:

4 erros mais comuns dos investidores iniciantes 

Viaje barato: Dicas para aproveitar bem e não passar vontade

Aumento de salário, desconto na loja? Aprenda a negociar como profissional

Acordar às 5h da manhã virou modinha. Isso vai te ajudar mesmo?

Transporte

Independentemente de você andar de carro próprio ou utilizar serviços tipo Uber ou 99, é grande a chance de estar gastando mais do que pode com transporte. Gastos como estacionamento, combustível, manutenção ou diversas rotas desnecessárias usando o aplicativo, quando somados, transformam-se num grande inimigo para suas contas.

Vale a pena você detalhar todas as despesas que têm com sua locomoção e procurar utilizar transporte público e até alternativo como a bicicleta, para diminuir seus gastos.

Alimentação

É muito fácil esse gasto passar despercebido pelo seu radar. Normalmente as despesas com comida são pequenas no dia a dia – R$ 10 aqui, R$ 15 ali. Porém, rapidamente esses valores se somam, e uma grande parte do seu salário vai acabar na alimentação.

Cuidado com os gastos que acabam se tornando hábito como tomar café toda tarde em uma padaria ou almoçar sempre em restaurantes caros. Substituir essas despesas por comida feita em casa, por exemplo, pode aliviar muito o seu orçamento e fazer a diferença entre fechar seu mês no vermelho ou no azul.

Cartão de crédito

O cartão de crédito pode virar o vilão do seu orçamento graças à facilidade que ele proporciona para parcelar compras. Não é incomum ver pessoas endividadas com dois ou três cartões de crédito e com as faturas cheias de parcelas.

Esquecemos que o valor da compra não diminui só pelo fato de ser parcelada. Por conta disso, nos permitimos comprar objetos muito mais caros do que nosso salário suporta e isso acaba se tornando um comportamento recorrente.

Só compre parcelados aqueles objetos que você não teria problema em pagar à vista. Caso contrário, é bem provável que o preço esteja salgado demais para o seu orçamento, e logo as parcelas vão começar a pesar no seu salário.

Lazer

Eu acredito que devemos sempre reservar uma parte do nosso salário para a diversão. É por esse motivo que trabalhamos todos os dias.

O lazer consciente é pilar fundamental para uma vida financeira saudável. Isso quer dizer que você pode e deve ir ao cinema, curtir a balada e viajar de vez em quando, só não pode exagerar. Ir toda semana na melhor sala de cinema, com o combo mais caro de pipoca, não é uma boa ideia.

Viajar sem planejamento, pagar bebida para os outros na noitada e outras atitudes caras e impensadas vão fazer da diversão o pior inimigo das suas contas.

Ninguém deve viver a vida passando vontades, porém usar isso como desculpa para gastar o que não tem vai levá-lo a um buraco financeiro. Gaste consciente, e tenho certeza de que vai sobrar muito mais grana para você fazer o que gosta.

Quais outros gastos que você tem e que afetam o seu orçamento? Comente aqui abaixo o que você faz para conseguir se livrar disso!

Descomplique: Compensa comprar um carro ou usar aplicativos como Uber?

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.