IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Pare de enrolar! Táticas para se tornar mais produtivo imediatamente

Júlia Mendonça

09/12/2019 04h00

É muito difícil escapar da preguiça, pois a cada minuto surgem novas distrações e coisas mais interessantes. Porém, com algumas técnicas fica fácil ser produtivo e fugir da vontade de fazer nada. Separei as melhores dicas da internet para destruir a procrastinação.

AMANHÃ SERÁ IGUAL

"Amanhã vou acordar super disposto e fazer tudo aquilo que enrolei para fazer hoje." Quem nunca pensou isso? É fácil acreditar que amanhã será diferente, que vai surgir uma força do nada para acabar com sua preguiça.

Infelizmente, na maioria dos casos isso nunca acontece. As distrações serão as mesmas, a falta de vontade vai permanecer, você não acordará com mais vontade. Não deixe a desculpa do amanhã impedir que você faça as coisas hoje.

DIFICULTE A PREGUIÇA

O celular e as redes sociais são os maiores inimigos da produtividade. Por isso é importante que você dificulte ao máximo seu acesso a eles. Deixe seu carregador de celular longe da sua mesa de trabalho e desinstale os aplicativos de rede social.

No computador, vale a pena baixar plugins e aplicativos que bloqueiam ou limitam o tempo que você passa em sites que diminuem sua produtividade. Nos primeiros dias pode ser bastante complicado ficar longe dessas distrações, mas com o passar do tempo você vai perceber como as redes sociais atrasam sua vida.

REGRA DOS 2 MINUTOS

A atividade que você tem a fazer é curta e não vai tirar mais que dois minutos da sua atenção? Então simplesmente faça! Não há motivos para adiar algo que pode ser realizado rapidamente.

Responder uma mensagem no celular, um e-mail, marcar uma reunião ou médico não costuma tomar mais que alguns minutinhos do seu dia. Livre-se o quanto antes disso e foque nas atividades que exigirão maior tempo e atenção de sua parte.

Lembre-se: é possível realizar em dois minutos, então faça agora mesmo. Se sabe que vai exigir mais atenção sua, como manter uma conversa por mais tempo no WhatsApp ou responder um e-mail com muitos detalhes, separe um tempo maior.

FAÇA LISTAS

Grande apaixonada por organização, eu adoro criar listas e acredito que elas salvam meus dias. Para ter listas efetivas e que vão otimizar seu tempo, anote em um papel todas as atividades que precisa realizar.

Anote absolutamente tudo, desde tarefas pequenas do dia a dia, como comprar água no mercado, até coisas maiores, como fazer uma viagem. Escreva tudo o que vem à sua cabeça que precisa ser realizado dentro do período de um mês.

Ter listas mostrando o que é necessário fazer auxilia muito na hora de montar uma agenda otimizada. A lista mostra o que é mais urgente e evita esquecimentos. Se não mantemos esse controle, coisas triviais acabam se tornando um caos e tomam muito mais tempo do que deveriam.

Você tem outras táticas para driblar a procrastinação? Compartilhe sua experiência aqui nos comentários.

Veja também:

Aprender a fazer esta conta vai mudar sua visão de compras por impulso

Estas 4 atitudes com seu salário ajudarão a sobrar dinheiro para você

Brasileiro quer dar R$ 125 no Natal; parece pouco, mas pode te endividar 

4 gastos que ninguém deveria cortar porque nos fazem bem e felizes 

Descomplique: Veja dicas para renegociar suas dívidas e sair do vermelho

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.