IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Descomplique

Quais são os investimentos mais seguros na crise do coronavírus?

Júlia Mendonça

21/04/2020 04h00

Com a crise do coronavírus, quem investe ficou bastante preocupado. Além da possibilidade de diminuição dos ganhos com o trabalho, muitos investidores estão com medo das grandes variações ocorridas nos investimentos. Separei os ativos que são mais seguros em tempos de crise e que vão trazer mais tranquilidade para seu dinheiro nos próximos meses.

Tesouro direto

O tesouro direto é um programa do governo que vende títulos públicos para investidores e tem opções de ativos para curto e longo prazo. Os valores arrecadados com esses títulos são investidos na economia e melhoria do país. Como todo investimento, seu dinheiro irá retornar a você com o pagamento de juros sobre o que emprestou para o governo na data de vencimento combinada previamente.

Veja também:

Acabou o dinheiro! O que eu faço para pagar as contas? 

Não pode haver confisco da poupança simplesmente porque Constituição proíbe

5 atitudes para cuidar melhor do seu dinheiro na quarentena

Fui demitido! E agora, como ficam as finanças?

Títulos públicos são o investimento mais seguro que temos hoje no Brasil, pois enquadram-se no risco soberano. Isso significa que a chance de você não recuperar seu dinheiro é remota. É preciso que o país esteja passando por uma grave crise para que o governo tome essa decisão. Os impactos na economia e em políticas internas e externas serão enormes e nenhum governante tomaria essa medida, a menos que fosse extremamente necessário.

Além disso, no Tesouro Selic, um dos títulos do Tesouro Direto, desde o momento em que investe até o vencimento dele, você sempre terá lucro (pode acontecer que nos primeiros dias tenha prejuízo no seu investimento, mas isso rapidamente é retornado).

No Tesouro IPCA e no Prefixado, pode haver variação de preço nos títulos durante a vigência deles, por isso pode acontecer de você ter prejuízo de forma temporária. É importante saber que no vencimento desses dois títulos existe a garantia de lucro para seu dinheiro.

O programa existe desde 2002 e em nenhum momento sofreu por falta de pagamentos, inadimplência ou calote. É um investimento de baixo risco e é indicado para diversos objetivos, desde deixar seu dinheiro investido para a reserva de emergência ou até mesmo para a aposentadoria.

CDBs

Os CDBs (Certificados de Depósito Bancário) são investimentos emitidos por bancos e instituições financeiras. Quando essas empresas precisam de dinheiro para as operações do dia a dia, elas emitem esse certificado, conseguem arrecadar dinheiro para suas necessidades e o devolvem para o comprador no vencimento com os juros acordados.

Esse tipo de investimento é assegurado pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que é uma espécie de associação onde as instituições financeiras pagam uma porcentagem de valores depositados e, dessa forma, em caso de fechamento da empresa, esse fundo consegue ressarcir até o valor de R$ 250.000,00 por CPF por instituição financeira, chegando ao total de um milhão por CPF.

Além do CDB, a Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Letra de Crédito de Agronegócio (LCA), caderneta de poupança e até mesmo valores em conta corrente estão assegurados dentro desse sistema.

Porém, não é somente por ter o FGC que você deve sair comprando qualquer CDB. Pesquise bem antes de fazer sua escolha e verifique a instituição emissora do investimento. Para ficar mais tranquilo, busque bancos grandes ou médios. Normalmente, a rentabilidade não é das mais altas do mercado, porém são mais seguros.

Outros investimentos

A ideia de colocar o dinheiro em ações, fundos imobiliários e outros ativos de renda variável no momento é bastante tentadora, pois os preços de compra caíram muito nos últimos meses devido a grandes oscilações que a renda variável sofreu.

Se deseja entrar nesses ativos, saiba que irão ocorrer muitas variações no curto prazo e você pode ter uma diminuição significativa do seu valor investido. Para um objetivo de longo prazo, como 10 ou 15 anos, a renda variável pode ser uma grande aliada da sua carteira, porém, para ter maior segurança neste momento, foque em bons ativos da renda fixa.

Dicas de como planejar o seu salário – Descomplique #1

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.