IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

5 atitudes para cuidar melhor do seu dinheiro na quarentena

Júlia Mendonça

11/04/2020 04h00

Nossas vidas mudaram radicalmente das últimas 3 semanas para cá. Só se fala em quarentena, curva de contágio, número de mortes, crise. No meio disso tudo, ficamos perdidos, imóveis em relação a nossa vida. É difícil programar qualquer coisa, ou ter uma rotina programada durante esses dias.

Pensando nisso, separei algumas atitudes que tornaram minha quarentena mais fácil de aguentar e que vêm funcionando muito bem para manter os dias mais fáceis de aguentar.

Veja também:

Fui demitido! E agora, como ficam as finanças?

Ainda vale a pena investir no Tesouro Direto com as taxas baixas?

Modo sobrevivência: saiba cuidar do dinheiro já para não sofrer na recessão

Formas de ganhar dinheiro trabalhando de casa na quarentena 

Planejamento financeiro

Se você ainda não sabe cuidar das finanças, a hora de aprender é agora. Os próximos meses devem ser bastante complicados em relação a nossa economia e a chance de ficar endividado nesse momento é grande. O jeito mais fácil para começar é fazendo um planejamento financeiro, ou seja, colocando todos os custos e gastos no mês e ajeitando suas contas para não faltar dinheiro no mês.

Aqui no blog Descomplique, você tem à disposição vários artigos preparados especialmente para quem deseja começar a cuidar do próprio dinheiro. Vale a pena investir 30 minutos do seu dia para aprender essa nova habilidade e passar pela crise de modo mais tranquilo.

Exercício físico

Passar o dia em casa comendo e vendo TV é o passatempo da maioria das pessoas em tempo de quarentena. Ganhar peso e perder condicionamento físico é uma queixa generalizada. Porém, não existe motivo para ficar parado em casa sem fazer nada. Vários perfis de Instagram e canais de YouTube estão fazendo aulas ao vivo diariamente para quem deseja manter a forma, mesmo dentro de casa.

Separe pelo menos 30 minutos do seu dia para realizar algum tipo de atividade física, evite consumir alimentos com alto valor calórico e insira esse novo hábito em sua vida.

Novas habilidades

Centenas de cursos online foram disponibilizados gratuitamente ou com enorme desconto. Aproveite essa oportunidade para aprender uma nova habilidade, tanto para melhorar seu currículo ou como uma forma de distração. Vale muito mais a pena você dedicar o tempo que gasta com uma série na TV fazendo um curso online.

Renda extra

Com a crise, muita gente viu os ganhos mensais caírem rapidamente. Neste momento, é preciso buscar novas fontes de renda e a criatividade é tudo nessa hora. Muitas pessoas começaram a produzir máscaras de pano em casa para vender, outras estão vendendo refeições prontas para os vizinhos ou oferecendo aulas on-line de um assunto que dominam.

Use a internet a seu favor e ofereça seus produtos aos seus vizinhos por aplicativos de mensagens e grupos em redes sociais. No condomínio em que moro, esse comércio é bastante organizado e tem muita gente que consegue um bom dinheiro com renda extra.

Ajude o próximo

Se você tem condições de ajudar o próximo neste momento, faça isso. Pequenas atitudes fazem toda diferença, desde uma conversa para ajudar passar o tempo até ajuda financeira. Muitos movimentos têm surgido para auxiliar aqueles que mais precisam solicitando desde comida até artigos de higiene. Se você está precisando de ajuda, procure por iniciativas em sua cidade usando as redes sociais.

A crise não é motivo para parar. Crie, reinvente, ajude como você pode. Não deixe a quarentena virar tempo perdido.

Descomplique: Como não deixar o dinheiro acabar com seu relacionamento

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.