3 táticas para sair das dívidas mais rápido, pagando menos juros
Está cansado da falta de dinheiro, das contas atrasadas e de pagar caro em multas e juros? Não quer que mais um ano seja dessa maneira? Se você costuma ler o Descomplique, já deve estar refletindo sobre a necessidade de algumas mudanças na sua vida financeira.
Hoje separei três opções importantes que auxiliam muito quem está numa situação de endividamento e quer sair do buraco o quanto antes, gastando o mínimo possível para isso.
Veja também:
Pare de enrolar! Táticas para se tornar mais produtivo imediatamente
Aprender a fazer esta conta vai mudar sua visão de compras por impulso
Estas 4 atitudes com seu salário ajudarão a sobrar dinheiro para você
Brasileiro quer dar R$ 125 no Natal; parece pouco, mas pode te endividar
Transforme dívida ruim em dívida boa
A primeira coisa que você precisa entender é que nem toda dívida é tão ruim assim. Cheque especial e cartão de crédito são mesmo péssimas, pois chegam até a 15% ao mês e são os maiores juros do mercado atualmente. Porém, trocá-las por uma dívida de juros bem mais baixos, como 2% ao mês, realmente é mais interessante e um progresso.
Uma opção para essa diminuição é dar um bem em garantia do empréstimo financeiro. Quando você faz isso, acontecem duas coisas: a inadimplência diminui muito, pois ninguém quer atrasar as parcelas com medo de perder seu bem, e a taxa se torna uma das menores do mercado.
Se o que você der em garantia for sua casa ou seu carro, terá acesso ao dinheiro e continuará usufruindo o seu bem, sem qualquer tipo de alteração. No mercado, facilmente achamos juros em torno de 1,5% ao mês, o que dá um grande alívio para o seu bolso. Claro, tenha certeza de que esse empréstimo cabe no seu bolso e você terá condições de pagá-lo.
Encontre maneiras de fazer mais dinheiro
Fazer renda extra com certeza dá uma turbinada na velocidade com que você vai sair das dívidas. Você pode fazer isso trabalhando aos finais de semana, depois do seu expediente normal durante a semana ou até mesmo mantendo um negócio em paralelo pela internet.
A ideia não é que você se mantenha trabalhando demais por um longo período ou se dedique mais a sua fonte de renda extra. Se o seu salário consegue bancar uma vida confortável, porém você está passando por um momento um pouco mais apertado, mantenha-se na ativa com sua segunda jornada apenas por tempo suficiente para sair das dívidas.
Tenha sonhos bem planejados
Não adianta quitar suas dívidas e depois não saber para onde ir, o que fazer. Se você não tem um plano bem definido, provavelmente voltará a gastar como antes e logo estará na mesma situação novamente.
Coloque no seu planejamento financeiro uma viagem dos sonhos, a troca de um carro ou a realização de uma nova graduação. Dedique-se a esse novo plano e coloque pequenas metas no caminho, pois assim sempre estará motivado para não sair do caminho.
Qual sua tática para sair das dívidas? já trocou uma dívida cara por outra mais em conta? Me conta a sua experiência aqui embaixo nos comentários.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.