PUBLICIDADE
IPCA
0,25 Fev.2020
Topo

Histórico

Categorias

Como proteger e cuidar melhor do seu dinheiro na crise do coronavírus

Júlia Mendonça

19/03/2020 04h00

O coronavírus chegou ao Brasil e com ele vieram consequências além de doença. A bolsa despencou, escolas fecharam e, infelizmente, o número de infectados vem crescendo muito dia após dia. Com a quarentena forçada de muitas empresas, é provável que nossa economia desacelere neste ano e isso pode refletir em nosso bolso.

É importante que você adapte suas finanças agora mesmo para não ter grandes problemas no futuro. Neste post de hoje, separei algumas atitudes que você precisa tomar para passar pela possível crise sem dívidas e dores de cabeça.

Veja também:

Corte tudo, menos o lazer! Esse é o segredo para economizar 

Redes sociais podem gerar renda extra. Saiba como começar

Vontade de entrar na Bolsa no meio do turbilhão? Veja opções

O que fazer com os seus investimentos quando eles passam a desabar?

Planejamento financeiro

Não adianta se esforçar para ganhar mais e juntar mais dinheiro se não sabe quanto e onde realmente está gastando sua grana. Planejamento é o primeiro passo para o raio-X da sua vida financeira e somente por meio dele você vai ter um diagnóstico preciso de como está sua vida financeira.

Aproveite o período de quarentena para ficar em casa e anotar tudo o que você ganha e tudo, nos menores detalhes, do que gasta. Ficará muito fácil enxergar o quanto está gastando em cada item e verificar se é possível sobrar dinheiro ou se a conta está mais apertada do que o esperado.

Cortar o que não é essencial

Após fazer seu planejamento, revise e analise o que é gasto essencial, o que é possível substituir e o que dá para cortar. É possível que você tenha que fazer alguns sacrifícios para começar a poupar dinheiro, mas isso é passageiro e evitará transtornos com seu futuro.

Sem pânico

Não é necessário fazer estoques exagerados de produtos de higiene, comida e medicamentos. Além de ser desnecessário, considerando que este momento de quarentena não deverá passar de um mês, você está tirando de outra pessoa a possibilidade de também poder ter acesso a itens básicos. Seja consciente e compre somente o necessário.

Não faça grandes dívidas

Está pensando em trocar de carro ou fazer uma grande viagem agora? Esta não é a melhor hora para essas despesas. Adiar esses planos por alguns meses irá trazer um impacto pequeno na sua vida, porém grande no seu bolso. Faça escolhas e gastos conscientes.

Assim como esta crise chegou rápido, esperamos que passe rápido também e que deixe poucas marcas. Até entendermos a dimensão do que estamos lidando, não tome decisões precipitadas sem uma boa motivação para isso.

 

Descomplique: não guarde dinheiro para o seu filho

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.

Descomplique