Topo

Pare de enrolar! 4 dicas para ser produtivo e se cansar menos no trabalho

Júlia Mendonça

08/01/2020 04h00

Erramos: este conteúdo foi alterado

Você chega ao final do dia cansado de tanto trabalhar e parece que não saiu do lugar? Essa é uma queixa muito comum dos trabalhadores. A maioria das pessoas deseja mais horas no dia para poder realizar tudo aquilo que programou.

Não acredito que faltem horas, mas sim que nos perdemos demais durante o dia com coisas que atrapalham nossa produtividade. Evitando esses fatores, você vai conseguir fazer muito mais, gastar menos tempo e se cansar menos. Separei algumas dicas para aumentar sua produtividade.

Veja também:

Não faça estes 3 investimentos em 2020

Pague menos no seu empréstimo ou financiamento do imóvel com esta regra 

Como não desistir de suas metas financeiras em 2020 

3 táticas para sair das dívidas mais rápido, pagando menos juros 

Ter horários definidos para os e-mails 

Sei que é difícil, sendo CLT ou até mesmo dono da própria empresa, manter-se longe da caixa de e-mails, mas ficar atualizando com frequência faz com que você perca muito tempo com coisas banais e desnecessárias. Várias vezes por dia sei que recebe notificações que não agregam em nada no seu trabalho, nem fazem você vender mais ou ganhar mais dinheiro.

Quando tem um horário determinado como 10h, 14h e 17h, para conferir sua caixa de correspondências eletrônicas, você sabe que precisa focar no que realmente é fundamental para seu trabalho e não perde tempo com coisas menos importantes.

Para facilitar seu dia a dia, crie uma resposta automática avisando que vai responder o mais breve possível e deixe seu telefone disponível em caso de urgência.

Faça uma coisa de cada vez

A multitarefa, apesar de parecer bastante desejável, é uma prática que atrapalha muito sua produtividade. Feche todas aquelas abas abertas no seu navegador, evite ficar abrindo seu e-mail a todo momento e se possível desligue seu telefone.

É fácil entrar no buraco da procrastinação quando trocamos de tarefas a todo o momento. Quando você vê, aquela pequena pausa para atender a um telefonema se transforma em 15 minutos de procrastinação. Tenha claro seu foco e se esforce para concluir uma atividade por vez.

Evite reuniões e telefonemas 

Estamos acostumados a fazer reuniões ou longos telefonemas para resolver qualquer coisa. O ruim disso é que muitas vezes não é necessário esse tipo de conduta. Algo simples como um e-mail com 5 linhas resolveria rapidamente várias situações.

Assim que receber um convite para uma reunião, avise educadamente que está com a agenda bastante ocupada e peça que adiantem o assunto com um resumo do que será tratado. É possível que em três e-mails seja solucionado o problema e não sejam gastos minutos preciosos do seu dia.

Desligue tudo

As mídias sociais são as maiores inimigas da sua produtividade. As notificações do seu celular fazem você perder horas do seu dia com assuntos na maioria das vezes irrelevantes. Se você sofre para manter o foco e deseja escapar da procrastinação, o melhor que pode fazer é deletar os aplicativos de mídia social.

Você costuma usar esses ou outros artifícios para auxiliar na sua produtividade? Não se esqueça de compartilhar aqui embaixo nos comentários.

Errata: o texto foi atualizado

8/1/2020 às 9h37

O título anterior deste texto informava incorretamente que seriam listadas cinco dicas para ser produtivo e se cansar menos no trabalho. Na verdade, foram listadas quatro dicas. A informação foi corrigida.

Descomplique: Veja dicas para renegociar suas dívidas e sair do vermelho

UOL Notícias

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pare de enrolar! 4 dicas para ser produtivo e se cansar menos no trabalho - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.


Descomplique