Débito ou crédito: que cartão é melhor para você não afundar em dívidas?
Júlia Mendonça
23/01/2020 04h00
Realmente, para muitas pessoas, utilizar o cartão de crédito pode ser uma verdadeira armadilha, já que os parcelamentos, limites e a facilidade de conseguir um novo cartão podem levar a vida financeira de qualquer um para o buraco.
Por isso, se você já fez dívidas devido ao mau uso do cartão de crédito, não tem controle financeiro e enche a fatura com parcelas a perder de vista, mesmo sabendo que mal terá dinheiro para pagar pelos gastos, então recomendo que não use o cartão de crédito até esses problemas serem resolvidos. A chance da sua conta parar no vermelho é enorme.
Veja também:
Conheça todos os jeitos de ganhar dinheiro com ações
Qual o melhor momento para trocar de carro?
Com este passo a passo, garanta sua viagem de julho sem ficar endividado
Sem economizar na beleza: 5 dicas para cuidar dos cabelos gastando pouco
Vantagens e desvantagens
Usar o cartão de débito é bom para o controle do seu saldo no momento da compra, afinal você consegue usar somente a quantia disponível de dinheiro em sua conta. Para saber o quanto pode gastar durante o mês, basta checar a sua conta corrente.
Outra grande vantagem do débito é poder pagar à vista com desconto. Os comerciantes muitas vezes oferecem um preço menor para quem deseja pagar no débito, pois não precisam arcar com custas tão altas de transação quanto do cartão de crédito.
Já o crédito é um grande aliado nos meses em que você está um pouco mais apertado com suas finanças, pois permite que a conta seja paga no próximo mês. Claro, apenas faça isso se o seu planejamento financeiro estiver bem organizado e em dia.
Outra vantagem do cartão de crédito são os benefícios que alguns cartões têm como acúmulo de milhas aéreas e acesso a salas VIP dos aeroportos. Esses bônus dependem da bandeira, operadora e de quanto você gasta mensalmente em sua fatura.
Parcelamento
O parcelamento no cartão de crédito pode ser um amigo de quem é muito controlado com as finanças. Já para quem não tem nem ideia do quanto gasta mensalmente, o parcelamento pode ser um dos maiores inimigos para seu dinheiro.
Quando você não tem nenhum benefício ou desconto para pagar à vista, vale a pena parcelar sua compra. Eis um questionamento que irá auxiliar na hora de pensar se vale a pena descapitalizar-se na hora ou jogar no cartão: não parcele objetos que você não compraria à vista por serem caros demais. Sempre que for necessário comprar com o preço mais elevado e fizer isso através do parcelamento, faça um planejamento financeiro para entender como essa compra encaixa no seu orçamento para os próximos meses.
Se tiver a opção dos dois?
Para quem não consegue cuidar das finanças, não recomendo de forma alguma o cartão de crédito, como mencionei anteriormente. Hoje eu uso bastante o cartão de crédito quando a compra tem o mesmo valor pagando de uma só vez em vários meses, assim também aproveito e acúmulo algumas milhas, porém se tenho a possibilidade de pagar um pouco mais barato, com algum desconto, não penso duas vezes e escolho o débito.
Na dúvida, fique com o débito! Ele é a forma mais fácil de controlar o seu dinheiro e evitar que você faça compras que não cabem no seu orçamento.
Sobre a autora
Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.
Sobre o Blog
Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.