Como viajar até 6 vezes ao ano usando esta filosofia
Temos o costume de acumular objetos desnecessários que atrasam nossos planos em vários sentidos. Ser minimalista é buscar constantemente manter a vida simples e sem excesso de bens materiais.
Criamos dívidas, ficamos presos a um local, temos medo de inovar na nossa profissão, tudo isso porque priorizamos a busca constante de ter mais. O minimalismo vai contra essa onda. Ele promove que você diminua seus custos e gastos para conseguir mais. Menos roupas, menos objetos, menos preocupação, dando lugar a mais lazer, mais tempo e mais espaço para o que importa na sua vida.
Veja também:
Pagar aluguel é jogar dinheiro fora?
5 atitudes que te deixam endividado
Como poupar sem passar vontade
É possível ficar rico ganhando pouco?
Escolhas inteligentes
Não se engane: viver seguindo os princípios do minimalismo não quer dizer ser pão-duro. É muito mais sobre escolhas inteligentes do que privação, escolher bem onde vai gastar seu dinheiro.
Aceita fazer um teste rápido para descobrir se está gastando tempo e energia demais em coisas menos importantes? Então abra seu armário e conte quantos sapatos e peças de roupas que não foram usados nos últimos três meses. É bem provável que o número de peças que você não usou seja bem maior do que aquelas que usou. No dia a dia pouco percebemos esses exageros, e é exatamente com esse tipo de coisa que acabamos focando muito de nossa energia e dinheiro.
Ser nômade
Mantenha aquilo que te traz felicidade, se livre das coisas que ancoram a sua vida e invista sua energia para ser cada vez mais livre. Foi assim que o casal Carolina Andrade e Diego Nunes conseguiu morar em 17 cidades diferentes do país em três anos. Eles compartilham essa experiência que viveram até 2017 no blog Desraíze.
Se o seu desejo é tornar-se nômade assim como esse casal ou pelo menos poder viajar seis vezes ao ano, essas dicas vão te deixar mais próximo do seu sonho:
- Para poder viajar a cada dois meses, a sua vida precisa ser planejada para o curto prazo (dois meses) e também para o longo prazo (um ano)
- Planeje todas as viagens que deseja realizar durante o ano com antecedência
- Lembre-se que a cada nova viagem, serão alguns dias longe de casa e do trabalho, portanto é preciso programar isso antecipadamente
- Evite viajar em feriados e férias
- Pesquise sobre o local que deseja ir, os custos de passeios, hospedagem e alimentação
- Procure fontes de renda extra nestes destinos. A internet pode ser uma boa opção de ganhos
- Minimize o máximo possível os custos. Use e abuse de albergues e hospedagens baratas, aplicativos de carona, compre no mercado e cozinhe o máximo de refeições possíveis
- Acompanhe as companhias aéreas e hotéis por meio de suas redes sociais e listas de email. Dessa forma, poderá conseguir bons descontos
Menos acúmulo
Essas dicas irão te auxiliar a ficar mais próximo de seu objetivo, porém o mais importante são os seus custos do dia a dia, pois, se você gasta muito, não conseguirá se planejar para realizar os seus sonhos.
Não existe uma regra para você seguir e tornar-se minimalista. O mais importante é manter um consumo consciente e se afastar cada vez mais da cultura de acúmulo e consumismo que nos foi ensinado a vida inteira.
Minimalismo
Se você não tem ideia de como começar, a regra 90/90, criada por Joshua Millburn e Ryan Nicodemus e apresentada no documentário "Os Minimalistas" disponível na Netflix, pode ser um bom começo. Segundo eles, todos os itens que não foram utilizados nos últimos 90 dias e os que não serão utilizados nos próximos 90 devem ser descartados.
Mesmo que você decida não adotar o estilo de vida minimalista, vale muito a pena refletir como estão os seus hábitos de consumo. Qualidade de vida não tem preço, e muita gente encontrou uma melhor, gastando menos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.