IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Descomplique

Como viajar até 6 vezes ao ano usando esta filosofia

Júlia Mendonça

29/05/2019 04h00

Temos o costume de acumular objetos desnecessários que atrasam nossos planos em vários sentidos. Ser minimalista é buscar constantemente manter a vida simples e sem excesso de bens materiais.

Criamos dívidas, ficamos presos a um local, temos medo de inovar na nossa profissão, tudo isso porque priorizamos a busca constante de ter mais. O minimalismo vai contra essa onda. Ele promove que você diminua seus custos e gastos para conseguir mais. Menos roupas, menos objetos, menos preocupação, dando lugar a mais lazer, mais tempo e mais espaço para o que importa na sua vida.

Veja também:

Pagar aluguel é jogar dinheiro fora?
5 atitudes que te deixam endividado
Como poupar sem passar vontade
É possível ficar rico ganhando pouco?

Escolhas inteligentes

Não se engane: viver seguindo os princípios do minimalismo não quer dizer ser pão-duro. É muito mais sobre escolhas inteligentes do que privação, escolher bem onde vai gastar seu dinheiro.

Aceita fazer um teste rápido para descobrir se está gastando tempo e energia demais em coisas menos importantes? Então abra seu armário e conte quantos sapatos e peças de roupas que não foram usados nos últimos três meses. É bem provável que o número de peças que você não usou seja bem maior do que aquelas que usou. No dia a dia pouco percebemos esses exageros, e é exatamente com esse tipo de coisa que acabamos focando muito de nossa energia e dinheiro.

Ser nômade

Mantenha aquilo que te traz felicidade, se livre das coisas que ancoram a sua vida e invista sua energia para ser cada vez mais livre. Foi assim que o casal Carolina Andrade e Diego Nunes conseguiu morar em 17 cidades diferentes do país em três anos. Eles compartilham essa experiência que viveram até 2017 no blog Desraíze.

Se o seu desejo é tornar-se nômade assim como esse casal ou pelo menos poder viajar seis vezes ao ano, essas dicas vão te deixar mais próximo do seu sonho:

  • Para poder viajar a cada dois meses, a sua vida precisa ser planejada para o curto prazo (dois meses) e também para o longo prazo (um ano)
  • Planeje todas as viagens que deseja realizar durante o ano com antecedência
  • Lembre-se que a cada nova viagem, serão alguns dias longe de casa e do trabalho, portanto é preciso programar isso antecipadamente
  • Evite viajar em feriados e férias
  • Pesquise sobre o local que deseja ir, os custos de passeios, hospedagem e alimentação
  • Procure fontes de renda extra nestes destinos. A internet pode ser uma boa opção de ganhos
  • Minimize o máximo possível os custos. Use e abuse de albergues e hospedagens baratas, aplicativos de carona, compre no mercado e cozinhe o máximo de refeições possíveis
  • Acompanhe as companhias aéreas e hotéis por meio de suas redes sociais e listas de email. Dessa forma, poderá conseguir bons descontos

Menos acúmulo

Essas dicas irão te auxiliar a ficar mais próximo de seu objetivo, porém o mais importante são os seus custos do dia a dia, pois, se você gasta muito, não conseguirá se planejar para realizar os seus sonhos.

Não existe uma regra para você seguir e tornar-se minimalista. O mais importante é manter um consumo consciente e se afastar cada vez mais da cultura de acúmulo e consumismo que nos foi ensinado a vida inteira.

Minimalismo

Se você não tem ideia de como começar, a regra 90/90, criada por Joshua Millburn e Ryan Nicodemus e apresentada no documentário "Os Minimalistas" disponível na Netflix, pode ser um bom começo. Segundo eles, todos os itens que não foram utilizados nos últimos 90 dias e os que não serão utilizados nos próximos 90 devem ser descartados.

Mesmo que você decida não adotar o estilo de vida minimalista, vale muito a pena refletir como estão os seus hábitos de consumo. Qualidade de vida não tem preço, e muita gente encontrou uma melhor, gastando menos.

Como trabalhar menos e viajar mais sem se endividar

UOL Notícias

Sobre a autora

Júlia Mendonça é formada em comércio exterior pela Universidade Positivo. Atuou como planejadora financeira entre 2015 e 2018. Especialista em orientação e planejamento financeiro pessoal, é coach e consultora de finanças, pós-graduada em investimentos, finanças e banking. É influenciadora digital no nicho de finanças e investimentos em um dos maiores canais do assunto na área do Brasil.

Sobre o Blog

Dinheiro, finanças e investimentos de um jeito fácil e muito prático. O Descomplique vai fazer com que sobre grana no teu mês (e não o contrário!). Com linguagem simples e sem esconder as armadilhas do dia a dia que te deixam no vermelho, aqui você vai aprender a cuidar melhor do teu dinheiro e fazer com que ele trabalhe para você.